Centro de Saúde e Bem-Estar Animal de Goiânia triplica atendimentos ambulatoriais no mês de agosto
Última atualização em 30 agosto 2022 às 11h13
Aumento ocorre após entrega de medicamentos e insumos pelo prefeito Rogério Cruz. Atendimento veterinário é voltado para pets de famílias com insuficiência financeira, residentes em Goiânia. “Temos o único Centro de Bem-Estar Animal administrado por uma prefeitura em todo o Centro-Oeste brasileiro. É motivo de orgulho para Goiânia oferecer esse serviço”, afirma prefeito

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), registrou, no mês de agosto, o triplo de atendimentos ambulatoriais em relação ao mês de julho, no Centro de Saúde e Bem-Estar Animal, localizado no Jardim Balneário Meia Ponte. O atendimento é voltado para pets de famílias com insuficiência financeira, residentes em Goiânia.
Em julho de 2022, quando os insumos foram entregues, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) registrava, em média, 20 atendimentos diariamente, de forma totalmente gratuita. “Esse número saltou para 60, tendo em vista que a unidade conta agora com mais capacidade e mais um médico veterinário”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.
De acordo com a Amma, o resultado positivo é reflexo de uma gestão pautada em garantir políticas públicas voltadas ao cuidado dos animais. “Temos o único Centro de Bem-Estar Animal administrado por uma prefeitura em todo o Centro-Oeste brasileiro. É motivo de orgulho para Goiânia oferecer esse serviço”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
O atendimento ambulatorial é a prestação de serviço veterinário em casos de baixa complexidade e que não ofereçam risco imediato à vida do animal, como o caso de algumas doenças de evolução lenta.
Os médicos veterinários da Amma realizam a investigação de doenças, por meio de solicitação de exames complementares e laboratorial/ou imagem, acompanhamento de tratamentos, administração de medicamentos para controle de dor, febre, vômito, administração de anti-inflamatórios, antibióticos e complexo vitamínico, além da correção de desidratação leve a moderada, e pequenos curativos e suturas com uso de sedação e anestésico local.
Conforme a legislação, pela resolução n° 1.275 de 25 de junho de 2019, os ambulatórios veterinários não podem realizar anestesia geral e /ou procedimento cirúrgico e internação. “Contudo, nosso Centro de Bem-Estar Animal pode utilizar sedativos e tranquilizantes, combinados com anestésicos locais para contenção do animal, facilitando o procedimento necessário, com uma equipe altamente qualificada”, explica o presidente da Amma.
Atendimento
Em julho, o prefeito Rogério Cruz entregou medicamentos e insumos como algodão, álcool em gel, luvas, seringas e soro, para o atendimento dos pets pelos próximos 12 meses.
Inaugurada em 2020, a unidade presta atendimento ambulatorial a animais encaminhados por protetores independentes, Organizações Não Governamentais (ONGs) e pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico.
O Centro de Saúde e Bem-Estar Animal está localizado na Avenida José Martins Guerra, no Jardim Balneário Meia Ponte, e o telefone para contato é o (62) 3291-2202.
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia