O Centro de Saúde e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Goiânia realizou, de janeiro a setembro de 2022, 1.438 atendimentos ambulatoriais. A unidade, localizada no Jardim Balneário Meia Ponte, é gerida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

“O atendimento é totalmente gratuito, basta a pessoa proprietária do animal comprovar ser residente de Goiânia e estar cadastrada no CadÚnico, comprovando hipossuficiência financeira”, explica o presidente da Amma, Luan Alves. Segundo ele, a compra de insumos pela atual gestão possibilitou aumento da capacidade de consultas de 20 para 60 por dia.

Conforme dados do local, em janeiro de 2022, 88 animais foram atendidos no Centro de Saúde e Bem-Estar Animal, enquanto em setembro o número saltou para 251 animais atendidos, dentre cães e gatos. “O salto é resultado dos investimentos realizados na unidade, com a entrega de medicamentos e insumos como algodão, álcool em gel, luvas, seringas e soro, para o atendimento dos pets pelos próximos 12 meses”, endossa Luan Alves.

“Isso mostra que as pessoas têm cuidado dos animais e se preocupado com o atendimento deles, e o Centro de Saúde e Bem-Estar Animal tem garantindo o atendimento inicial dos bichinhos”, completa.

De acordo com a Amma, de 5% a 10% dos animais atendidos pela equipe são realizados curativos simples, pequenas suturas, e em 70% a 80% dos casos os animais recebem medicações.

Conforme a legislação, pela resolução n° 1.275 de 25 de junho de 2019, os ambulatórios veterinários não podem realizar anestesia geral e /ou procedimento cirúrgico e internação. “Contudo, nosso Centro de Bem-Estar Animal pode utilizar sedativos e tranquilizantes, combinados com anestésicos locais para contenção do animal, facilitando o procedimento necessário, com uma equipe altamente qualificada”, explica o titular da Amma.

A unidade também presta atendimento ambulatorial a animais encaminhados por protetores independentes e Organizações Não Governamentais (ONGs). O Centro de Saúde e Bem-Estar Animal está localizado na Avenida José Martins Guerra, no Jardim Balneário Meia Ponte, e o telefone para contato é o (62) 3291-2202.

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia