Em pouco mais de um mês, a Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 da Prefeitura de Goiânia já atendeu mais de 10 mil cidadãos. O serviço de teleatendimento é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os sintomas da doença, as formas de transmissão e o isolamento social.

Implantada em 19 de março juntamente com uma série de medidas para conter o avanço do coronavírus em Goiânia, a Central atua também no combate às fake news e o atendimento é realizado por técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos. 

Os profissionais da Central estão atualizados sobre os protocolos do Ministério da Saúde, formas de tratamento e testagem na capital, é o que explica a gerente de Atenção Primária à Saúde da SMS, Cynara Martins. “O objetivo da unidade é orientar a população e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença”, afirma. 

Caso os pacientes apresentem sintomas leves, como coriza, febre baixa e quadro gripal, a unidade realiza imediatamente a notificação e encaminha o usuário para o serviço de Telemedicina da SMS. A partir disso, ele será monitoramento diariamente por médicos via chamadas de vídeos. 

“A central foi criada para viabilizar uma comunicação efetiva entre os moradores de Goiânia e a SMS. É uma forma de otimizar os serviços de saúde e de evitar que os usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] procurem de maneira inadequada as unidades durante o período de pandemia”, acrescenta Cynara Martins. 

O serviço conta com 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento é eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço.

O telefone da Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 é o (62) 3267-6123. Caso o usuário queira entrar em contato pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, basta adicionar o número (62) 98599-0200 aos seus contatos. Assim que o cidadão enviar uma mensagem pelo aplicativo, ele receberá orientações sobre prevenção. 

Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo