A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Educação Infantil, traz para as crianças o lançamento do livro digital Samuel Procura seu Chapéu, um presente do cartunista, desenhista e chargista brasileiro Jean Galvão. A SME preparou uma versão especial com áudio, disponível para os alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) pela plataforma Conexão Escola.

Jean criou um livro de blocos de madeira, daqueles que quase toda criança e adultos já brincou. Um delicioso convite para todas as crianças embarcarem nessa aventura com Samuel, em busca do seu precioso chapéu, nesse livro cheio de formas, cores e graça!

Em entrevista especial para os alunos da Rede, o cartunista conta como é realizar esse trabalho de desenhista e ilustrador há mais de 20 anos. Primeiro, ele revela que a profissão é um sonho de criança, ressaltando ser uma alegria criar essas histórias e desenhar. “Eu tenho uma meta a ser alcançada, e penso, ‘se eu fosse criança, eu gostaria desse livro?’. A partir daí, começo a criar para que seja um livro divertido, ilustrado para crianças, que elas gostem de ler, ver e rever”, comenta.

A história, assim como a entrevista, foi disponibilizada na edição desta segunda-feira, 15, do Programa Conexão Escola. O mesmo programa será reprisado na próxima quarta-feira, 17, nos canais do Sistema Sagres (26), às 09h, e da TV UFG (15), excepcionalmente às 13h.

É importante lembrar que, nesse momento de suspensão das aulas presenciais, a leitura se torna ainda mais importante, pois aproxima a criança da aprendizagem. Assim, ela viaja no mundo da leitura e da imaginação, reconstruindo sua história, essa é mais uma oportunidade para a família usufruir juntos.

Texto: Adriene Bastos, editoria de Educação e Esporte