A Prefeitura de Goiânia encerrou, na noite deste domingo (24/04), o Carnaval nos Bairros 2022. De forma descentralizada, o evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reuniu mais de 10 mil pessoas, em sete bairros da capital, com concurso do Rei Momo, princesa e rainha do Carnaval, desfiles de oito escolas de samba locais, e participação inédita do Bloco da Diversidade, na Praça Universitária.

“Foi uma linda festa da cultura popular goianiense. Parabéns aos carnavalescos, às escolas de samba e a todos que participaram com muita alegria e responsabilidade”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

“Agradeço o comprometimento de todos que trabalharam para que o Carnaval de Goiânia acontecesse da melhor forma possível. Foram dois anos de pandemia, sem eventos, e agora nossa retomada cultural está repleta de atividades para os goianienses”, completa.

Uma programação variada, com foco nos diferentes públicos, foi oferecida à população durante os cinco dias de festa, que ocorreu no Centro da cidade, Vila Yate, Setor Balneário Meia Ponte, Pedro Ludovico, Bairro São Domingos, Garavelo e Praça Universitária.

A goianiense Natália Dantas participou, se divertiu e aprovou a programação. “Amei o Carnaval de Goiânia. Uma superestrutura, com banheiros, tudo muito organizado e com muita polícia, o que me deixou mais segura. Foi muito divertido, celebramos com alegria o retorno dos eventos culturais na cidade”, diz.

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, garante que o Carnaval de 2023 já está na agenda. “Ficamos muito felizes com o resultado do evento neste ano, e já estamos pensando na próxima edição. Atingimos nosso objetivo, de realizar uma festa descentralizada, levando alegria e diversão às regiões periféricas, de forma gratuita”, ressalta.

“A cultura carnavalesca em Goiânia tem um movimento forte, gera emprego para famílias que precisam. A prefeitura está aqui exatamente para isso; fomentar, apoiar e promover a cultura em todos os cantos da cidade”, observa o secretário.

De acordo com o coordenador geral do Carnaval de rua de Goiânia, Valdivino Bezerra, depois de dois anos parado, por conta da pandemia, o evento deste ano foi um marco na história da cidade. “Neste ano, resgatamos a tradição das escolas de samba de Goiânia. Em nome de todas as escolas, carnavalescos envolvidos e toda a comunidade do samba, agradeço à Prefeitura de Goiânia pelo incentivo. Foi uma grande emoção poder retornar às ruas com nosso som, nosso samba, nossas fantasias”, declara.

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia