O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, e o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho, idealizador da campanha Maio Amarelo no Brasil, foram os convidados desta segunda-feira (3/05) da live Prefeitura Digital. Eles falaram sobre a temática da campanha em Goiânia, que é “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida: pratique no trânsito”.

Horácio explicou que o objetivo da campanha é conscientizar o goianiense sobre a importância do respeito e da responsabilidade no trânsito. “Uma das diretrizes do prefeito Rogério Cruz e da primeira-dama Thelma Cruz é que a gente proporcione um trânsito mais seguro em toda a cidade. Daí a necessidade de ações efetivas, que realmente mudem a nossa realidade”, declarou.

O secretário lembrou que os acidentes são causados pelas escolhas dos motoristas e que, por isso, podem ser evitados. “Acidentes não são por acaso. O cidadão decide pelo uso da cadeirinha, define a velocidade do automóvel e escolhe parar ou não na faixa de pedestre”, pontuou.

Já o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho, parabenizou a Prefeitura de Goiânia pela escolha do tema. “A Prefeitura está de parabéns por ter definido a sinalização de travessia como temática. Na minha opinião, parar na faixa de pedestre é o maior ato de cidadania no trânsito, pois é uma ação em benefício do outro”, opinou Ramalho.

8ª edição
O secretário destacou a importância do tema e lembrou que o trânsito é motivo de estudo no mundo inteiro. “A ONU (Organizações das Nações Unidas) e todo o mundo estudam o trânsito”, pontuou.

Pandemia
Horácio fez um comparativo com a pandemia, alegando que “para o trânsito, não há vacina”. “Por isso a importância de ações educativas”, declarou.

Agentes
O titular da Secretaria de Mobilidade também disse que a multa é “um mal necessário” para aqueles que não respeitam as leis de trânsito. “Por isso chamamos nossos agentes de bombeiros das ruas porque eles atuam para evitar infrações e orientar cidadãos e não para perseguir.”

Programa Vida no Trânsito
Horácio falou sobre o Programa da Prefeitura de Goiânia “Vida no Trânsito”, em parceria com o Ministério da Saúde, Denatran e outros órgãos brasileiros para segurança no trânsito e redução de mortes e feridos.

Uso da seta
Diretor-presidente do ONSV, Ramalho frisou a importância da comunicação no trânsito, por exemplo, o uso da seta. “Quanto antes for sinalizada, melhor. Os motoristas precisam saber o que você fará. É uma informação importante.”

Cartilha
De acordo com Ramalho, em dois dias de campanha a cartilha disponibilizada no site do Movimento Maio Amarelo teve mais de seis mil downloads. Enquanto o vídeo da campanha, estrelado pelo ator Lima Duarte, teve mais de 150 views. O endereço da página é maioamarelo.com.

Márcia Abreu, da Diretoria de Jornalismo

Campanha 2021 da Prefeitura de Goiânia tem como foco a faixa de pedestre