A Caminhada pela Paz que conclama a população goiana pelo fim da violência contra as mulheres ocorre neste sábado (23/11), a partir das 7h30. A caminhada terá início na Praça Cívica e percorre o entorno do Bosque dos Buritis, em trajeto de 2,5 quilômetros, em Goiânia. O evento é promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SMPM), e em parceria com a Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídica (ABCMJ). O evento tem como colaboradores os integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e a sociedade civil organizada.

A ação tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e galvanizar o ativismo para prevenir e eliminar a violência contra as mulheres. São esperadas para a atividade mil pessoas de Goiânia e região metropolitana.

O projeto foi idealizado a partir de uma mobilização global da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres que, no Brasil, tem a duração de 21 dias, sendo iniciado no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, e encerrando no dia 10 de dezembro, em memória ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Outras duas datas são comemoradas nesse período: o Dia Mundial de Combate à Aids e o Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A mobilização global é apoiada pela ONU dentro da campanha “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, tendo como objetivo sensibilizar e estimular o combate e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e extinguir a violência contra as mulheres e meninas em todo o mundo. A ação também visa marcar o encerramento da Conferência Internacional da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica (FIFCJ).

Inscrições
Os interessados em participar da Caminhada pela Paz podem fazer as inscrições pelo site www.abmcj.ong.br. O evento é totalmente gratuito e os primeiros mil inscritos terão direito a uma camiseta branca cuja estampa traz a criação exclusiva da artista plástica goiana Eloísa Lobo.

A entrega das camisetas será feita com a apresentação do comprovante de inscrição, conforme a chegada dos participantes. O percurso com início na Praça Cívica passará pela Rua Gercina Borges, Avenida Assis Chateaubriand, Rua 3, Rua 4, Rua 29, Alameda dos Buritis, com término no Bosque dos Buritis (Monumento à Paz).

Ao final da caminhada, dentro do Bosque dos Buritis, as participantes darão um abraço simbólico envolvendo o lago e o Monumento à Paz Mundial. Na ocasião serão oferecidas atividades culturais, massagem com profissionais do Sesi/Senai e entrega de mudas do cerrado.

Saiba mais
Segundo o Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) o Estado de Goiás figura como sendo o 5º Estado  com a maior taxa de homicídio de mulheres no ano de 2017. Segundo o documento o índice corresponde a 7,6 mulheres assassinadas a cada grupo de 100 mil pessoas do sexo feminino. Segundo o estudo, Goiás registrou 256 homicídios de mulheres, resultando em um aumento de 84,2% no lapso temporal de dez anos. Goiás foi o único estado fora das regiões Norte/Nordeste no topo do ranking, ficando atrás apenas de Roraima (10,6), Acre (8,3), Rio Grande do Norte (8,3) e Ceará (8,1).

Patrocinadores e Parceiros
A Caminhada pela Paz tem o apoio dos seguintes patrocinadores e parceiros: Mega Moda Park, Unimed Goiânia, Ladies do Bem, Encantare, Muchacha, Saneago, Sesi/Senai, artista plástica Eloisa Lobo, Cifarma, Prefeitura de Goiânia, Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Associação Brasileira das Mulheres De Carreira Jurídica / Comissão Goiás, Prefeitura de Goianira, Prefeitura de Aparecida De Goiânia, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Estadual da Mulher, Conselho Estadual de Segurança da Mulher, Tribunal de Justiça de Goiás, Polícia Civil / Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam’s), Polícia Militar / Patrulha Maria da Penha, Programa Mulher Mais Segura/GCM, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Ministério Público de Goiás / Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Defensoria Pública / Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem), Projeto Amor no Céu, Centro Popular da Mulher, Grupo Maria’s, Sebrae, Delas Sebrae – Mulher de Negócios, Mulheres do Brasil, Rede Goiana da Mulher Empreendedora, Grupo de Mulheres Negras no Cerrado Dandara, OAB Goiás, OAB Goiás / Comissão Da Mulher Advogada, Universidade Salgado de Oliveira /Universo, Universidade Paulista /Unip, Anacrim, Instituto Avon, Casag, Aciteg, IBDFAM, BPW, Assembleia de Deus Ministério Fama, Secretaria de Estado Do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cevam.

Serviço
Assunto: Caminhada pela Paz conclama população goiana pelo fim da violência contra as mulheres
Local: Com concentração e início na Praça Cívica  até o Bosque dos Buritis, no Monumento à Paz Mundial
Data: 23/11 (sábado)