A Prefeitura de Goiânia inicia, nesta terça-feira (14/12), o cadastro antecipado para para a solicitação de vagas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Por meio do site da Secretaria Municipal de Educação (SME), os pais e responsáveis devem cadastrar informações pessoais da criança e da família. A antecipação desta etapa visa facilitar os requerimentos de matrícula, dar celeridade ao processo e evitar congestionamentos do sistema.

A primeira parte do processo deve ser feita exclusivamente pelo site da Educação por meio do ícone e-matrícula, onde deve ser realizada a inserção dos dados do candidato a aluno. Durante esse processo, os responsáveis devem informar também se as crianças estão incluídas nos grupos prioritários da SME, que estão divididos em “filhos de mães trabalhadoras” e “beneficiários de programas sociais do Governo Federal”. Sendo 50% das vagas reservadas para os dois grupos prioritários e os outros 50% destinados para o público em geral.

Neste primeiro momento, é obrigatório conter o número de CPF da criança, nome completo, número do NIS (caso possuir benefício do Governo Federal), data de nascimento, sexo, se possui alguma necessidade especial, se é gêmeo e data de nascimento. Nesta última, é importante colocar de acordo com a certidão de nascimento, pois o dado influencia diretamente na oferta de vagas.

A segunda parte é a inserção de dados do responsável, que deverá conter CPF, nome completo, qual membro da família (pai, mãe, avó, etc), data de nascimento, número do NIS (caso recebe benefício do governo), dois números de telefone – com DDD 62 – e endereço completo. Em caso de pais menores de idade, o cadastro deverá ser efetuado pelo responsável dos pais.

Por último vem os dados socioeconômicos, devendo conter a quantidade de membros da família que moram na casa, quantos membros possuem renda, qual a renda total da família, qual o tipo de moradia (aluguel, própria, financiada, emprestada) e o bairro. O cadastro antecipado não garante a vaga, após a realização do cadastro, é necessário realizar a pré-matrícula.

As matrículas na rede municipal de Educação têm início no dia 4 de janeiro, com a solicitação de vagas para o Ensino Fundamental (escolas) e, no dia 11, tem início as inscrições para os Cmeis e CEIs. Ambos serão feitos somente de forma online, por meio do site da Educação.

Adriene Bastos e Núbia Alves, da editoria de Educação