Iniciadas no dia 20 de janeiro, as obras de construção da ponte da Avenida Leste-Oeste sobre a Marginal Botafogo avançam para um estágio importante nesse sábado (6/6), com a concretagem de uma das lajes da ponte. Durante os serviços, que serão executados entre 6h e 18h, o tráfego de veículos na Marginal será bloqueado nos dois sentidos da pista.

De acordo com o projeto, as pistas da Avenida Leste-Oeste sobre a Marginal formam dois elementos em concreto armado, estruturalmente justapostos, com 13 m de largura e 53 m de comprimento. No sábado será concretada a laje inferior de um dos viadutos que consumirá 140 m3 de concreto. Após 30 dias, será concretada a outra laje.

A obra de arte possui ainda duas faixas de segurança de 1,50 m, duas faixas de rodagem de 3,50 m, uma faixa de pedestres de 2,0 m, duas barreiras guarda-rodas de 0,40 m e uma barreira guarda corpo de 0,20 m rígidos, de concreto armado, que totalizam uma largura constante de 13,0 m. Comprimento de 53 m.

Trânsito

Para o serviço, o trânsito na Marginal Botafogo será bloqueado nos dois sentidos do fluxo, no cruzamento da Rua 67-A, sendo: no sentido Norte-Sul, na alça de acesso da confluência com a Rua 44; e no sentido Sul-Norte, na alça de acesso da confluência com a Avenida Independência.

Avenida Leste-Oeste

Tramo Leste

Valor: R$ 32.827.407,49 (valor contratual)

Início da obra: 15 de julho de 2019

Previsão de conclusão: Final de 2020

Estágio da obra: Bueiros do Córrego Palmito e do Córrego da Onça estão concluídos. Entre a Av. Rasmussen e a Rua L-8, no Bairro Feliz (chácara Jaime Câmara), a rede de drenagem e o muro de arrimo foram concluídos e está iniciando a pavimentação. Iniciando a pavimentação também do trecho entre o bueiro do Córrego da Onça e a Rua 402, na Vila Viana. Os muros de arrimo na Praça do Trabalhador, entre a Rua 44 e a Rua 68, e entre as ruas L 13 e L 10, no Bairro Feliz, foram concluídos. Rede de águas pluviais entre a Praça do Trabalhador com lançamento no Córrego Botafogo concluídas.

E executada a terraplanagem entre a 44 e a Marginal Botafogo e em execução entre a Avenida Perdiz e Avenida Manchester, no Setor Parque Industruial.

Tramo Oeste

Valor: R$ 5,5 milhões (recursos próprios)

Início da obra: final de fevereiro/2020

Previsão de conclusão: 180 dias

Estágio da obra: em execução a rede de drenagem e pavimentação do primeiro trecho

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura