Avança licitação para recapear 630 km de ruas
Última atualização em 25 setembro 2019 às 10h07
Nove empresas e cinco consórcios foram habilitados e concorrem à licitação para restaurar 628 ruas e avenidas da Capital, correspondente a 7.412.758,73 m² de vias

A Comissão de Licitação da Prefeitura de Goiânia abriu, no último dia 2, o processo licitatório para contratação de empresas que vão trabalhar na reconstrução de ruas da Capital. Nove empresas e cinco consórcios foram habilitados e concorrem, na modalidade menor preço, aos quatro lotes que compreendem ruas de todas as regiões da cidade.
O processo licitatório atende ao programa da atual gestão de recuperar 630 km de vias – 628 ruas e avenidas, correspondente a 7.412.758,73 m² –, desgastadas pelo tempo de vida do pavimento, fornecendo solução definitiva para o pavimento asfáltico, melhorando o tráfego de veículos na cidade e, também, a segurança de motoristas e pedestres.
Resposta rápida
O prefeito Iris Rezende destaca que a empreitada será no sentido de substituir a pavimentação asfáltica antiga, que já não responde mais às operações tapa-buracos. “Temos que dar respostas rápidas para as urgências do município”, afirma.
Ele reforça que o conjunto das intervenções de recapeamento terá impacto positivo para a população ao favorecer a mobilidade urbana, diminuir o número de acidentes e garantir mais conforto para moradores que usam ônibus e veículos particulares. “É nossa responsabilidade investir em melhorias para a população e o que nós pretendemos ao investir na reconstrução de 630 km de ruas e avenidas em toda a cidade é isso: melhorar a mobilidade e garantir a segurança de todos”, diz.
Com orçamento de R$ 400 milhões, incluindo a supervisão e sinalização das vias, oriundos do Tesouro Municipal, o serviço deverá ser executado de acordo com as normas, especificações e métodos da ABNT (aprovados, recomendados ou projetados) e, ainda, com uso de materiais de qualidade, modelo, marca e tipo aprovados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Prazo
De acordo com o edital, a empresa vencedora da licitação terá um prazo de até 24 meses para execução do serviço, por lote, e deverá começar a execução em até 72 horas após a emissão da ordem de serviço. A licitação encontra-se em fase de recursos.
Para o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, reconstruir 630 km de vias será um dos grandes desafios da gestão, pois significa mudar a pavimentação asfáltica em mais de 110 bairros, numa área que abrange praticamente toda a cidade.
“Goiânia possui ruas asfaltadas há mais de 60 anos, cuja vida útil já se esvaiu, e outras que já estão tomadas por buracos, onde realizamos operação diariamente, o que acaba sendo oneroso para a administração. Com a reconstrução das vias, teremos praticamente outra malha viária na Capital, que promoverá um trânsito mais seguro, e, indiretamente, trará mais economia ao motorista, porque a fluidez e a mobilidade serão muito maiores. É desafiador, pela grandeza e pela ousadia do nosso prefeito em promover essa repaginação nas vias da nossa Capital”, destaca.
Empresas habilitadas para recapeamento de 630 km de vias
- Construtora Caiapó Ltda
- GW Construções e Incorporações Ltda
- Jofege Pavimentação e Construção Ltda
- Teccon S/A Construção e Pavimentação
- Engefort Construtora e Empreendimentos Ltda
- Meta Serviços e Projetos Ltda
- Insttale Engenharia Ltda
- GL Empreendimentos Ltda
- JM Terraplanagem e Construções Ltda
- Consórcio Tripolo-Deterra
- Consórcio Restaura Goiânia
- Consórcio CCB-Disbral-Rassi
- Consórcio Bandeirantes-Destesa
- Consórcio EPC-Conserva
Nara Serra, da editoria de Infraestrutura