Goiânia será representada por 14 judocas com deficiência visual no Gran Prix de Judô, que será realizado em São Paulo entre os dias 10 e 12 de setembro deste ano. Será a primeira competição dos atletas, que integram grupo de 25 pessoas que treinam no Centro de Referência Paralímpico da capital (CRP). Eles serão acompanhados por dois técnicos e um fisioterapeuta.

“Nossos atletas têm se dedicado muito, e farão bonito no Gran Prix em São Paulo”, afirma o secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre. “O prefeito Rogério Cruz tem dado total apoio à área do esporte, permitindo ações e parcerias que valorizam os atletas da nossa capital. Para se ter uma ideia, é a primeira vez que existe uma diretoria de Paradesporto no município, que promove inclusão de crianças com deficiência no esporte”, completa.

O CRP é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMEP), com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (Cebrav), é parceiro da Prefeitura, onde os atletas do Judô utilizam as dependências para realizar seus treinos.

Nos outros núcleos do CRP, ainda são oferecidas aulas de aulas de natação, atletismo, goalBall, futebol, parabadminton e tênis de mesa.

Modalidades e locais de aulas do Centro de Referência Paralímpico

Natação e Atletismo

Local: Faculdade de Educação Física e Dança – FEFD/UFG.

Endereço: Avenida Esperança, s/n – Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia – GO

GoalBall

Local: Seceg – Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Vila Nova)

Endereço: Rua A, 832, esquina com Avenida Anhanguera, 210 – Setor Leste Vila Nova, Goiânia – GO

Futebol de Cegos e Parabadminton

Local: Associação dos Surdos de Goiânia.

Endereço: Rua A 801, Chácara VI, S/N – Osvaldo Rosa, Goiânia – GO

Tênis de Mesa

Local: FacUnicamps – Faculdade Unida de Campinas.

Endereço: Rua 210, 386 – Setor Coimbra, Goiânia – GO

Local: Adfego – Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás