Atende Fácil Cidade Jardim fechada nos próximos 15 dias
Última atualização em 18 março 2020 às 16h52
Central de relacionamento presencial está instalada no Shopping Cidade Jardim, que suspende atividades nesta quinta-feira, 19, em cumprimento à determinação governamental de isolamento social preventivo. Outras unidades continuam em operação

A Atende Fácil Cidade Jardim suspende o relacionamento presencial com os cidadãos nesta quinta-feira, 19. A medida reflete a interrupção das operações no Shopping Cidade Jardim, sede da unidade, em cumprimento ao Decreto Estadual nº 9.637, publicado no Diário Oficial de Goiás, que impõe à população isolamento social preventivo nos próximos 15 dias como resposta à pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19). A retomada das atividades pode ser alterada de acordo com as orientações do Governo de Goiás.
Desde a última terça-feira, 17, a Cidade Jardim já funcionava com a capacidade de atendimento reduzida em mais de 50% e com metade dos servidores em atuação. Com o fechamento do shopping, a equipe que trabalhava no local será remanejada. As outras unidade da rede – Paço Municipal, Estação Ferroviária, Mangalô e CRC (Conselho Regional de Contabilidade de Goiás) – continuam em operação mas com atendimento exclusivo aos cidadãos pré-agendados. As normas regras, que vigoram desde esta quarta-feira, 18, também resultam das ações para prevenção e enfrentamento ao Coronavírus.
A solicitação de data e período para atendimento nas unidades Atende Fácil deve ser feita por meio do site www.goiania.go.gov.br, conforme disponibilidade de agenda. O sistema disponibiliza aos cidadãos, em tempo real, as datas e períodos com vagas disponíveis para atendimento. Basta que o usuário selecione data, horário e clique em reservar. Antes, no entanto, será necessário realizar um cadastro que demanda informações como nome completo, e-mail e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de criar senha para acesso futuro ao serviço online. O objetivo do agendamento é evitar aglomeração de cidadãos nas salas de espera das unidades. Portanto, não serão atendidos os cidadãos que comparecerem às unidades sem emissão antecipada de senha.
Até esta quarta-feira, o Executivo municipal permitiu 1.960 agendamentos por dia nas cinco unidades. Agora, com o fechamento da Atende Fácil Cidade Jardim, será possível somente 1.460 agendamentos. As oportunidades de atendimentos estão distribuídas entre o Paço Municipal, onde é possível agendar 700 atendimentos por dia; Mangalô, que oferta 400 vagas; Estação Ferroviária, 300 e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), que tem 60 agendamentos disponíveis para contabilistas. Antes da pandemia chegar à Capital, as unidades que integram a central de relacionamento presencial com a prefeitura atendiam diariamente cerca de 4,4 mil cidadãos.
Internet
Apesar da adoção do novo protocolo de atendimento aos cidadãos, a pasta orienta que o ideal é que os munícipes restrinjam a solicitação de atendimento presencial aos casos extremamente necessários e que não podem ser efetivamente resolvidos pela internet. Um dos serviços mais procurados na rede, a título ilustrativo, é a emissão do Documento Único de Arrecadação Municipal (DUAM). A guia para pagamento de tributos como os impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU/ITU) e Sobre Serviços (ISS) pode ser emitida em qualquer local com acesso à internet, sem necessidade de deslocamento pessoal até uma unidade Atende Fácil. Outro exemplo é a geração boleto e laudo do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI), ambos serviços disponíveis no portal da Prefeitura de Goiânia.
Giselle Vanessa Carvalho, da editoria de Finanças