Promover a inclusão de alunos da Educação Especial é uma prioridade da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia. Nesse período de distanciamento social, unidades conveniadas se destacam no atendimento aos educandos e suas famílias, como é o caso da Associação Pestalozzi de Goiânia- Centro de Atendimento Especializado (CAE) Renascer, no setor Leste Vila Nova.

São 350 alunos matriculados na instituição, sendo 270 do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que também frequentam o ensino regular da rede municipal e participam das atividades do CAE Renascer no contraturno. Outros 80 estudantes não integram a Escola convencional devido a comprometimentos maiores e estão no Ensino Especial da Unidade.

Com deficiência intelectual e/ou múltipla, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou síndromes, os alunos recebem apoio necessário para complementar a sua formação, mesmo no ambiente doméstico. “O contato é feito por meio de ligação ou whatsApp, quando orientamos, sugerimos e escutamos famílias e crianças, explica a coordenadora pedagógica do CAE Renascer, Maria Auxiliadora de Alencar Mendes.

Jhonata Honorato Ribeiro, 8 anos, é aluno da Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais e também da Unidade Renascer. A mãe, Giselle Costa Ribeiro Honorato, fala do acolhimento que o filho, diagnosticado com TEA, recebe. “A Associação Pestalozzi é a raiz que me sustenta nos momentos difíceis. O atendimento é excelente e é muito satisfatório o que o Jhonata tem aprendido. Eles cativam as crianças e conseguem abrir um leque de oportunidades mesmo dentro de casa. Lembrando que essa parceria família, escola e Pestalozzi é muito importante”, relata Giselle.

Formação e Diálogo com a escola regular

Os professores vinculados à Educação Inclusiva atuam a partir de orientações da Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania (Gerinc) da SME para o ensino remoto em 2021. Para melhor atender os educandos dessa modalidade de ensino, educadores e profissionais técnico-administrativos da Educação passam por cursos nas áreas de AEE.

Educadores do AEE também trocam experiências e dialogam com os professores do ensino comum, para auxiliar e promover estratégias de participação dos alunos nas atividades escolares. “Com as escolas, a partir desse semestre estamos em contato quinzenal, via ligação ou mensagem. Disponibilizamos nesse intervalo textos gerais e formativos a respeito do AEE. Em alguns momentos fazemos com os professores reuniões via Meet para falar sobre algum educando ou grupo de educandos de determinada escola, que solicita orientações”, conta Maria Auxiliadora.

Unidades de Atendimento

Além do CAE Renascer, o Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Helena Antipoffi oferecem o Ensino Especial. A rede municipal de Goiânia conta com mais 33 salas de recursos multifuncionais e dois centros municipais de Apoio à Inclusão (Cmais), que ofertam o atendimento especializado de forma complementar no contraturno escolar.

Daniela Rezende, da editoria de Educação