Artista da Comurg faz performance com resíduos em praça pública
Última atualização em 13 agosto 2021 às 10h43
Manoel Santos participa do 1º Drive Thru Lixo Zero Goiânia, na Praça Universitária. Ele conta com várias premiações, além de ter obras espalhadas pela França, Espanha, Portugal, Estados Unidos

A Prefeitura de Goiânia conta com ação especial no 1º Drive Thru Lixo Zero Goiânia, promovido pelo movimento Lixo Zero Goiás, em parceria com o Coletivo Ideias Urbanas. O evento acontece no sábado (14/8), a partir das 8 horas, na Praça Universitária, e visa receber materiais reaproveitáveis em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza e o Dia Nacional Lixo Zero.
Durante o lançamento, o artista plástico Manoel Santos, que é servidor da Companhia de Urbanização (Comurg), vai fazer uma performance utilizando restos de resíduos orgânicos e de construção civil. O espetáculo objetiva chamar a atenção dos participantes que vão entregar materiais recicláveis no local.
Manoel divulga a estética “naïf”, que é a representatividade da criação primitiva, espontânea e popular de artistas autodidatas. Ele conta com várias premiações, além de ter obras espalhadas pela França, Espanha, Portugal, Estados Unidos. Apesar de ter reconhecimento e fama, Manoel continua realizando limpeza urbana nas ruas da capital. O artista também faz esculturas e tem seu próprio ateliê montado nos fundos de sua residência.
O movimento Lixo Zero Goiânia objetiva recolher materiais como plástico, papel, metal e vidro; eletrônicos: computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas; aparelhos de som. Também haverá troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas de LED. A programação acontece todos os sábados, de 14/08/21 até 18/09/21, com horário de funcionamento de 9h às 15h. Também consta distribuição de mudas de árvores e hortaliças.
Serviço:
Evento: 1º Drive Thru Lixo Zero Goiânia
Local: Praça Universitária, setor Universitário
Dia: Todos os sábados, de 14/08/21 até 18/09/21.
Horário: Sábado, a partir das 8 horas.
Silvio Soũls, da editoria de Urbanização