A Prefeitura de Goiânia realiza uma ação ambiental histórica nesta sexta-feira (19/11), o ArborizaGyn. A iniciativa da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), vai realizar o plantio simultâneo de 50 mil mudas de árvores nativas do Cerrado em apenas 30 minutos no Residencial Três Marias, Parque Macambira e Parque Cascavel.

A abertura será às 9 horas no Parque Três Marias (Rua MMM-1, Residencial Três Marias) , com as presenças do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; prefeito Rogério Cruz; presidente da Amma, Luan Alves; presidente da Comurg, Alex Gama; autoridades do governo estadual e municipal.

O projeto, além de reflorestar a cidade e torná-la a capital mais arborizada do mundo, também visa atingir a marca de maior número de mudas plantadas e, com isso, entrar para o livro dos recordes, o Guinness Book.

O movimento ocorrerá no Parque Macambira com plantio de 33,9 mil mudas, na Alameda Andrelino de Morais, 257-465, Setor Faiçalville; no Parque Cascavel com plantio de 7,6 mil mudas, na Rua do Parque, 135 – Jardim Atlântico; e no Parque Três Marias com plantio de 8,5 mil mudas, na Rua MMM-1, Residencial Três Marias.

O prefeito Rogério Cruz lembra que a arborização urbana desempenha importante função na cidade, relacionada diretamente à saúde dos munícipes. “A cidade arborizada traz muitos benefícios, proporciona bem-estar físico e mental, traz sombra, ameniza a temperatura, aumenta a umidade, enfim, melhora a qualidade de vida dos goianienses”, afirma.

Foto: Luciano Magalhães

Já o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, garante que a mobilização é muito rica e prazerosa, e que todos devem colaborar levando a criançada. “Os pais podem levar seus filhos para participarem do plantio, além de acompanhar o crescimento de seus filhos, juntamente com o crescimento das árvores, feito histórico em Goiânia”, destaca.

O presidente da Comurg, Alex Gama, acredita que este movimento será o maior já feito pela Prefeitura. “Queremos alcançar a marca surpreendente de plantio de 1 milhão de mudas e contamos com participação de todos os moradores e também daqueles que moram em cidades vizinhas, mas trabalham aqui na capital”, ressalta.

Os interessados em participar da ação devem se inscrever pelo WhatsApp da Comurg (62) 9 85968555.
No momento do preenchimento do cadastro, é necessário enviar o nome e indicar em qual parque deseja participar do plantio. A expectativa é que a ação se replique e que os moradores possam contribuir ampliando a área verde da cidade em outros bairros.

Serviço:
ARBORIZAGYN: plantio de 50 mil mudas
Dia: 19 de novembro
Locais: Parque Três Marias, Parque Macambira e Parque Cascavel
Horário: Abertura às 9h no Parque Três Marias ( Rua MMM-1, Residencial Três Marias)
Inscrição para o plantio pelo WhatsApp: 62-9-8596-8555
Ou pelo link que segue: https://www10.goiania.go.gov.br/arborizagyn/