Após ipês da Avenida Fued José Sebba atingirem fase adulta, Prefeitura de Goiânia inicia extirpação de jamelões que provocavam acidentes
Última atualização em 27 agosto 2022 às 12h02
Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) autorizou a retirada de 48 jamelões após plantio de espécies apropriadas para os canteiros centrais da cidade. Além de mudas de ipês, avenida recebeu outras espécies, como Pata-de-vaca e Pau-ferro

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e da Companhia Municipal de Urbanização (Comurg), inicia, neste sábado (27/08), nova fase do processo de substituição de jamelões da Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás. A espécie, que produz frutos que provocam série de acidentes no período chuvoso, está sendo substituída por árvores nativas e apropriadas para os canteiros centrais da cidade.
“Plantamos mudas de Ipês, Pata-de-vaca e Pau-ferro entre cada uma dessas árvores que serão removidas, e agora que as mudas atingiram a sua fase adulta, retomamos o processo de substituição”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.
No município, a substituição acontece antes do período chuvoso com objetivo de garantir segurança de motociclistas e motoristas, já que os frutos dos jamelões, quando caem no asfalto, tornam a pista escorregadia e podem provocar acidentes.
Paralelo à ação de substituição dessas árvores, a Companhia Municipal de Urbanização realiza com autonomia a poda de Jamelões em outros pontos da cidade. O objetivo desse trabalho é garantir que os frutos das árvores caiam apenas sobre os canteiros centrais, evitando a queda no asfalto e os riscos para os motociclistas.
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia