A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou o resgate de uma jiboia, de nome científico Boa constrictor, próximo a uma plataforma do BRT, na Avenida Goiás Norte, nesta terça-feira (07/03). O animal, que não é peçonhento (não possui veneno) foi resgatado pela gerente de Proteção e Manejo da Flora e Fauna e veterinária do órgão ambiental, Isabela Saddi, que utilizou o manejo técnico para a captura do animal em questão.

“Quando chegamos ao local, a jiboia estava acuada bem rente à plataforma, que é próximo a uma área de mata. Como hoje foi um dia friozinho, isso pode ter ocasionado o fato do animal ficar mais ativo e, provavelmente, ao sair para se alimentar, acabou andando mais”, explica Isabela Saddi.

De acordo com a médica veterinária especializada em animais silvestres, o risco do animal para o ser humano é mínimo. Mas, é preciso ter cuidado. “Assim como todo animal silvestre e até domésticos, a jiboia poderia morder, se fosse provocada. Portanto, a população nunca deve fazer o manejo de animal silvestre sem a presença de um profissional capacitado, e a soltura dos mesmos deve ser feita apenas por técnicos”, salienta a gerente.

O presidente da Amma, Luan Alves, esclarece que, apesar de inusitada, a aparição do animal é natural. “Goiânia é uma capital arborizada. Os parques da capital possuem muita fauna e flora, por se tratarem de unidades de conservação, e, provavelmente, a jiboia saiu da mata por conta das chuvas e sensação térmica”, pontua.

A jiboia é um animal que convive tanto em florestas tropicais, quanto em regiões semiáridas. Essa espécie se alimentava de pequenos mamíferos silvestres. A cobra foi destinada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que indicará o local adequado para a sua soltura.

A Amma esclarece, ainda, que qualquer ação contra a integridade desses bichos caracteriza crime ambiental. Para resgates de animais, a Gerência de Proteção e Manejo de Fauna da Amma pode ser acionada pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422. O resgate de animais também é realizado pelo Corpo de Bombeiros, como em casos em que os bichos estejam em local alto, e é exigida instrumentação específica para resgate. O Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

Fotos: Amma

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia