Amma e GCM intensificam ações de proteção ambiental
Última atualização em 17 junho 2020 às 16h43
Parceria entre os dois órgãos foi firmada durante reunião realizada nesta quarta-feira (17/6)

O presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Gilberto Marques Neto, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (17/6), com o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Wellington Paranhos. Na reunião, que ocorreu na Amma, Neto e Paranhos trataram de uma parceria entre os dois órgãos municipais. Parceria esta de grande importância, visto que a Amma vai poder contar com o apoio do policiamento da CGM em ações diversas de fiscalização e também na proteção de parques e áreas verdes.
Essa conjugação de esforços entre as duas pastas, segundo o presidente da Amma, “visa ao aprimoramento da prestação de serviço à população que frequenta os parques e também à proteção dos mobiliários urbanos desses espaços, e junto a isso acompanhamento da guarda em algumas ações fiscalizatórias”. Para o comandante da GCM, “essa aproximação entre as duas pastas é de suma importância, pois Goiânia possui uma grande quantidade de parques e áreas verdes”. Paranhos observa também que “esse momento de pandemia aumentou o quantitativo de pessoas nos parques, o que exige uma presença mais intensa do poder público nesses locais para oferecer segurança aos frequentadores”.
Essa parceria permitirá também que a CGM instale dois postos da corporação, sendo um no Parque Ambiental Macambira-Anicuns (Puama), no Setor Faiçalville, e outro no Parque Nova Esperança, no Setor Nova Esperança, construído recentemente. No Puama, onde há uma grande área verde e onde está a nascente do Córrego Macambira, que é um afluente do Rio Meia Ponte, o comandante da GCM pretende utilizar o espaço para realização de atividades de educação ambiental com o pelotão da Guarda Mirim.
Também participaram da reunião o comandante operacional da GCM, Hamilcar Vieira, o GCM Adilson Ribeiro e o gerente de Fiscalização da Amma, Diego Moura. O gerente informou ao comandante Paranhos que as ações fiscalizatórias, como atendimento a denúncias de poluição sonora em residências e apreensão de veículos utilizados para descarte de entulho e lixo doméstico em áreas públicas, exigem a presença de policiamento para permitir que os fiscais atuem em segurança. Acão que a GCM já vem oferecendo à Amma sem que isso faça parte de uma parceria definitiva, como a que foi firmada entre os dois órgãos.
Sinésio Dioliveira, da Assessoria de Meio Ambiente