Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Educação

Ambientação contribui para aprendizagem dos alunos

Ação integra regime de colaboração para implementar o documento curricular em Goiás

Publicado em: 05 de fevereiro de 2020 às 11:38 | última atualização: 05 de fevereiro de 2020 às 11:39

De forma a garantir o processo de ensino aprendizagem, dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a rede municipal de Educação de Goiânia desenvolve a partir desse início do ano letivo a Proposta de Ambientação. A ação integra um regime de colaboração entre os 246 municípios de Goiás e a rede estadual, que realizam atividades para implementar o documento curricular em Goiás.

A Ambientação tem três etapas que buscam favorecer o sentimento de pertencimento do aluno no processo de construção e apropriação de conhecimentos, autodesenvolvimento nas relações do espaço escolar, além de garantir a troca de experiências e integração entre todos da escola. Acolhimento e rotina do estudante estão presentes no primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental.

O nivelamento é outra etapa da Proposta, que vai atender os alunos do terceiro ao nono ano. O objetivo é intensificar as aprendizagens essenciais dos alunos que foram trabalhadas no ano anterior e permitem dar continuidade a trajetória escolar. Professores, tutores, técnicos pedagógicos das redes de ensino e outros profissionais da Educação participaram da elaboração da Proposta, com uma produção de referência específica para o Nivelamento.

Materiais de apoio com atividades, metodologia e avaliações possibilitam a intensificação das aprendizagens no Nivelamento. A Sequência didática das ações como sugestão para o trabalho dos professores reúne atividades pedagógicas dos componentes língua portuguesa e matemática.

Regime de colaboração

A colaboração entre as redes municipal e estadual começou em 2018, por meio da União dos Dirigentes Municipais de Educação Goiás (Undime-GO) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Toda a implementação do Documento Curricular para Goiás - Ampliado (DC-GO Ampliado) é norteada por orientações do Ministério da Educação (MEC), com a participação democrática dos envolvidos.


A Proposta de Ambientação tem a referência dos fundamentos da BNCC, que consiste na formação integral do estudante, por meio do desenvolvimento de dez competências para a Educação Básica.

Serviço:

Assunto: Proposta de Ambientação na rede municipal contribui para o processo ensino aprendizagem dos alunos

Contato: Assessoria de Comunicação da SME: 3524-5054

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte

Foto: Arquivo SME