Alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental da Escola Municipal Agripina Teixeira terão, na tarde desta sexta-feira (29/11), um encontro virtual com o poeta português Victor Costeira. Intitulado Lendo e Escrevendo Através da Música e da Poesia, o projeto, idealizado pela professora Sônia Fleuri, tem como proposta fundamental o incentivo e a valorização da leitura. 

De acordo com a professora, o projeto tem ainda o objetivo de incentivar os alunos a superarem as dificuldades na leitura e na produção de texto, sem ter que sair do seu ambiente social para a superação dessas dificuldades. Além da possibilidade do reconto e da reescrita de diferentes gêneros textuais, buscando desenvolver o conhecimento da riqueza e variedade literária, como momento de prazer e de nova criação na interpretação, na reescrita e na própria produção.

Em março, Sônia começou o trabalho com Vitor Costeira, com a apresentação do poeta aos educandos que, segunda ela, ficaram ansiosos quanto à sua vida e sua obra. “Ao conhecer Vitor Costeira, o escritor português, passamos a nos comunicar por mensagens. Solicitei sua biografia e, a medida que conversávamos, mediava as notícias com as crianças”, disse Sônia. A culminância do projeto será uma videoconferência entre poeta e alunos, às 15h, na instituição.

Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte