Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cristiano Emídio Martins, no Jardim Brasil, participam, desde o início do ano, de projeto sobre os principais artistas plásticos nacionais e regionais. A instituição integra programa de mestrado que oferece vivências contextualizadas sobre os pintores brasileiros.

Entre os artistas trabalhados estão Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Antônio Poteiro, Américo Poteiro, Cândido Portinari, Siron Franco e Vik Muniz. O objetivo da pesquisa de mestrado é o acompanhamento dos trabalhos de desenho e pintura desenvolvido juntos às crianças durante o ano, utilizando abordagem que visa compreender a contextualização histórica, a leitura da imagem e o fazer a arte.

De acordo com Elenice Pereira, pesquisadora responsável pelo projeto, “a arte tem grande contribuição na educação infantil, pois possibilita a criança a ampliar seu conhecimento, suas habilidades, e a descoberta de suas potencialidades. É possível criar estratégias para que a criança possa se beneficiar da linguagem artística de forma contextualizada, significativa, intercultural”, ressalta. Ainda de acordo com a pesquisadora, a linguagem artística colabora para estimular a criança a pensar, analisar, conhecer e valorizar a arte.

O primeiro conteúdo trabalhado com as crianças foi sobre Tarsila do Amaral, no qual os alunos aprenderam sobre a vida da artista, sua história, suas obras e posteriormente fizeram reproduções de suas pinturas e autorretratos nas características específicas de Tarsila. O último artista trabalhado foi Antônio Poteiro, com início no mês de agosto. O trabalho foi desenvolvido com crianças e também profissionais do Cmei, que fizeram uma visita ao Instituto Antônio Poteiro.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte