Educandos da rede municipal, com idade entre 6 e 12 anos, podem se inscrever no Concurso “Um mar de cartas para a humanidade”. Até 20 de maio, crianças de todo Estado, com orientação de seus professores irão ressaltar em seus trabalhos a importância da água para a vida no planeta.

O concurso é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Os 50 primeiros trabalhos selecionados farão parte de um livro digital, que será lançado na data que comemora o centenário de nascimento de Paulo Freire, 19 de setembro.

Com o tema “água: patrimônio da humanidade”, os alunos devem escrever suas cartas de até 10 linhas em primeira pessoa, com um recado para a sociedade sobre a preservação das águas e a importância para a sobrevivência do planeta. Um desenho precisa ilustrar a mensagem escrita na carta.

O objetivo do concurso é o de promover, em larga escala, a conscientização da população acerca da importância do cuidado e da preservação de nossos ecossistemas aquáticos. Os três primeiros colocados, seus professores orientadores e suas escolas receberão medalhas e diplomas chancelados pela UFG. Os demais receberão menções honrosas.

Inscrições
O edital na íntegra, assim como uma cartilha sobre o assunto, podem ser acessados a partir das redes sociais @pbap_go e no site http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br. A cartilha sobre a temática da água foi elaborada e, está disponível gratuitamente para que professores discutam o assunto com os alunos.

Daniela Rezende, editoria da Educação