Catorze equipes de cinco escolas municipais de Goiânia participam de fase prática da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. A competição será realizada na tarde desta sexta-feira (20/9), no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus II da Universidade Federal de Goiás (UFG).

As equipes têm de simular um ambiente real de desastre onde o resgate da vítima precisa ser feito por robôs autônomos, desenvolvidos pelos participantes. Alguns requisitos precisam ser cumpridos, como o desenvolvimento exclusivo pelos alunos e a proposição da solução no momento da prova, sem resoluções prontas previamente.

Os membros das escolas municipais Alice Coutinho, Alonso Dias Pinheiro, José Carlos Pimenta, Paulo Teixeira de Mendonça e Professora Marília Carneiro Azevedo Dias são todas de nível 1, que abarca alunos dos Ciclos I, II e III do Ensino Fundamental, e dão vaga para a etapa nacional do certame. Os níveis 0 e 2 serão disputados na manhã do dia 21, sábado, também no Centro de Eventos da UFG.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte