acessibilidade
AGETUL
Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer

Turismo

Turismo

Apresentação

Goiânia com seu verde em abundância garante o título de uma das capitais mais arborizadas do País. A Prefeitura de Goiânia tem investido na implantação de unidades de conservação e preservação das áreas verdes, sendo a cidade referência em qualidade de vida.

A capital foi planejada e idealizada pelo arquiteto urbanista Attilio Corrêa Lima nos anos de 1930. Elaborada com um traçado radial, onde todas as vias se convergem para a Praça Cívica, similar ao princípio adotado no Palácio de Versalhes, na França. As grandes avenidas do Centro formam um triângulo partindo da Praça Cívica e foram nomeadas em uma alusão à geografia do Estado à época (que ainda abrigava o território onde hoje é o Estado do Tocantins), que era delimitado pelos rios Araguaia, Tocantins e Paranaíba.

O plano diretor de Goiânia foi pensado originalmente para comportar 50.000 habitantes, hoje a capital abriga cerca de 1 milhão e meio de habitantes. Mesmo assim, no Setor Central é possível observar o planejamento inicial pensado pelo arquiteto Attílio Corrêa Lima. Conhecida por suas praças e parques, floridas e arborizadas, com um clima agradável é cenário de lindas fotografias não só pelos turistas que visitam a cidade, mas também por seus moradores.

Na arquitetura, o estilo utilizado – Art Déco – simbolizava a busca pelo moderno, futurista. Inicialmente mais ligado ao design de mobiliário, vestuário e artes gráficas, só depois chegou à arquitetura. Os edifícios apresentam fachadas com elementos decorativos que remetem à monumentalidade, geometria, retas e curvas, sendo comum também o uso de elementos regionais, o que torna o estilo diferente em cada cidade. Assim que os primeiros edifícios públicos da nova capital ficaram prontos, os edifícios comerciais seguiram o mesmo estilo arquitetônico, tornando Goiânia um dos maiores conjuntos Art Déco do mundo. Em 2002, foram tombados pelo Iphan 22 bens em Goiânia: 19 edifícios, além do traçado de Goiânia e do atual bairro de Campinas, bem como os nomes das ruas no Setor Central.

Além das áreas verdes e arquitetura a cidade é bastante conhecida pelas noites goianienses que são marcadas por uma grande quantidade de bares, casas de shows, restaurantes, cafés, feiras que acontecem em vários pontos da cidade. A cidade é famosa por suas baladas em casas noturnas e pub´s que atendem diversos tipos de públicos, dos mais conservadores, vanguardistas e irreverentes.

Nossa gastronomia possui forte ligação com as cozinhas mineira e baiana. O uso do pequi e o da guariroba é comum no arroz. A pamonha, a galinhada e o empadão goiano são alguns dos pratos típicos da capital goiana. Os cafés da manhã são marcados com pão de queijo, cuscuz, biscoitos fritos, entre outros alimentos. Já o destaque das sobremesas está no uso de frutas, como a mangaba, jenipapo, jaca, caju e manga. Os doces são feitos predominantemente à base de leite.

Goiânia é cheia de movimentos, cores e sabores. Devido a sua localização estratégica e sua grande rede hoteleira a cidade é referência para realização de grandes feiras e congressos. Possui um grande destaque, também, no polo da moda. Hoje, é impossível falar de turismo de compras em Goiânia sem citar a indústria da moda. Além das tradicionais feiras, a moda produzida em Goiânia tem se tornado referência nacional e atraído visitantes de várias regiões do país. Destaque para a Região da Rua 44 que abriga mais de 12 mil lojas. E para fechar o circuito de compras, você ainda tem como opção, inúmeros shoppings centers espalhados pela capital.

Na música Goiânia é conhecida como a terra do sertanejo, mas também é a terra do rock, dos festivais de música alternativa como o ‘Bananada’, ‘Vaca Amarela’ e o ‘Goiânia Noise’. Goiânia tem arte e diversidade. É rica em arquitetura, monumentos, parques, feiras e compras e em sua gastronomia, afinal: GOIÂNIA PULSA.

A diretoria de turismo tem em sua equipe 5 servidores e 1 estagiário.