A Prefeitura de Goiânia participa do encerramento do 1º Drive-Thru Lixo Zero Goiânia, no Setor Universitário, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza Urbana. O evento,  promovido pelo Instituto Lixo Zero, ocorre neste sábado (18/9) a partir das 9h. Na ocasião será apresentado o balanço da ação, que objetivou estimular o recolhimento de materiais recicláveis.

O movimento recolheu até o momento aproximadamente 12 toneladas de materiais reaproveitáveis entre papelão, vidro, materiais plásticos, latinhas e eletrônicos.

O presidente da Comurg, Alex Gama, explica que a mobilização chama a atenção do cidadão para contribuir com o Programa Goiânia Coleta Seletiva (PGCS). “Além de manter a cidade limpa, a ação ajuda a aumentar a vida útil do aterro, e ao mesmo tempo, beneficia famílias que trabalham nas 14 cooperativas de catadores da capital”, conta. 

Como parte responsável na diminuição da “pegada de carbono”, a organização também realizou a entrega de 1.622 lâmpadas. Alex Gama comenta que muitas pessoas desconhecem as vantagens das novas tecnologias. “Os LEDs não contêm elementos tóxicos que contaminam o meio ambiente quando dispostos em aterros comuns”, alerta. 

Outra ação que chamou a atenção de quem passou pela praça foi a coleta de óleo residual de fritura, sendo recolhidos 250 litros do produto. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer o descarte correto e com isso evitar a contaminação de mananciais e a obstrução das redes de esgoto.

Alex comenta que é necessário o envolvimento das pessoas na seleção do material seco e molhado que ajuda a dinamizar o processo de coleta seletiva. Em Goiânia,  o serviço é feito por 16 caminhões especiais, que atendem toda a população. Para saber o dia da coleta seletiva em seu bairro, basta acessar o site da Comurg

Serviço:

Evento: Encerramento do 1º Drive-Thru Lixo Zero Goiânia

Dia: 18 de setembro

Horário: 9h  

Local: Praça Universitária, Setor Universitário 

Luciano Magalhães Diniz, da editoria de Urbanização

Limpeza Urbana

prefeitura de goiânia

Urbanização

Cidadão