A abertura do 1º Simpósio Goiano de Avaliação foi realizada na noite desta terça-feira (11/2), no Teatro da Puc, e contou com a presença de aproximadamente 500 participantes, entre secretários e representantes municipais e dirigentes das escolas da capital. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação – Goiás (Undime Goiás).

O secretário municipal de Educação e Esporte e presidente da Undime – GO, Marcelo Costa, deu as boas vindas aos presentes, agradecendo a participação de todos e a importante colaboração de representantes da área, que se unem nesse encontro em busca de melhorias para a educação pública. “O regime de colaboração está funcionando, isso porque, todos nós, estamos diminuindo as nossas diferenças e estamos todos os dias trabalhando para que as nossas diferenças somem para uma educação de qualidade”, concluiu o secretário.

A palestra de abertura foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Joaquim Castro, com o tema, “O gestor municipal e as novas ferramentas de gestão e acompanhamento”. O palestrante destacou os avanços conquistados pela educação na gestão atual, declarando ainda a importância de saber lidar com o dinheiro público. “Tem muitas regras para gastar, é preciso saber onde aplicar o dinheiro, onde é a necessidade maior. Esse encontro é uma ótima oportunidade para muitas trocas de ideias”, afirmou.

Hoje, segue a programação até as 17h30 com palestras e “Avaliação como ferramenta para o ensino-aprendizagem de qualidade”, ministrada pela Doutora em educação, Josiane Toledo Ferreira Silva, representante do Caed. E a tarde a palavra fica com a Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da SME, Clédia Maria Pereira, com o “Diálogo: base para todas as demais formas de resolução de conflitos”.

Amanhã (13/2) serão oferecidas oficinas com diferentes temáticas nos dois turnos, sendo que cada inscrito poderá participar de duas. São abordados vários temas, a fim de estreitar o regime de colaboração no estado e a implantação do documento curricular ampliado. O objetivo do documento é garantir a qualidade da educação em todo território goiano. É preciso que haja equidade entre os municípios, para que assim, seja possível construir uma educação de qualidade para a população.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Fotos: Eulices Maria