Ouça aqui

A pandemia do novo coronavírus impôs um novo ritmo às pessoas em todo o mundo e essas mudanças, como a necessidade de distanciamento social, levaram muitos a buscarem novos hábitos e hobbies para dentro de seus lares. É o caso das hortas, que sempre existiram é fato, mas que têm se popularizado até mesmo em pequenos apartamentos nos grandes centros urbanos.

O cultivo de temperos, verduras e leguminosas sem agrotóxicos e frescos é uma excelente ideia, mas não é só isso que tem feito com que a paixão pelas hortas aumente a cada dia. O contato com a terra, o cuidado e a dedicação com o alimento é apontado por muitos como uma atividade relaxante e prazerosa, além de ser uma atividade educativa para as crianças.

Nós, da Prefeitura de Goiânia, gostamos tanto da ideia que temos hortas espalhadas pela cidade. Em nossos CMEIs elas ajudam a colorir os pratos dos alunos e eles aprendem desde cedo sobre essa arte com o Projeto Horta. Até mesmo no Paço Municipal a horta está presente e tudo o que é colhido é encaminhado ao Banco de Alimentos da prefeitura e para moradores da região.

Para começar não é difícil, basta ter um cantinho que receba um pouco de luz natural, terra e água para regar sua horta que pode ser feita de forma vertical, no chão ou em diversos vasilhames (não se esqueça dos cuidados para prevenir a dengue). E as sementes podem vir dos alimentos que você já tem em casa. Deixe a sua criatividade aflorar e boa horta!