Os secretários Euler Morais, de Relações Institucionais, Pedro Chaves, de Mobilidade, e Robert Bonifácio, secretário executivo do Escritório de Prioridades Estratégicas, realizaram nesta sexta-feira (26/3), por determinação do prefeito Rogério Cruz, o primeiro encontro virtual para definir quais ações serão elencadas como prioritárias para viabilizar a aplicação de recursos não reembolsáveis do governo alemão.

É que projetos de intervenção na mobilidade urbana sustentável, que gerem redução nas emissões de gás carbônico (CO2) e outros poluentes, além de promover a inclusão social, poderão receber recursos através do Global Environment Facility (GEF), em uma cooperação alemã, por meio do KfW banco de Desenvolvimento, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Outros fundos
O secretário Euler Morais destacou a necessidade de a Prefeitura de Goiânia elaborar um bom projeto de mobilidade que possa também buscar outras fontes de recursos nacionais e internacionais. “É preciso apresentar a viabilidade técnica e financeira da proposta para se adequar às demandas do programa do governo alemão”, explicou o titular de Relações Institucionais.

Para o secretário Executivo do Escritório de Prioridades Estratégicas, Robert Bonifácio, a ideia de elaborar um projeto conjunto entre as três secretarias vem em boa hora. De acordo com o titular da secretaria Municipal de Mobilidade, Pedro Chaves, novos encontros deverão ser marcados entre as equipes técnicas das pastas a partir de segunda-feira (29/3) para dar andamento ao projeto.

Participantes da reunião
Participaram da videoconferência o superintendente de Transportes Urbanos da Secretaria Municipal de Mobilidade, Marcos Villas Bôas, e o coordenador executivo do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), Flávio Máximo. Pela pasta de Relações Institucionais, também acompanharam a reunião o secretário executivo da SRI, Ariel Viveiros, o assessor especial de Relações Internacionais, Marcelo Mariano, o chefe do Gabinete de Prospecção de Recursos e Gestão Integrada, Vanderlei Toledo Júnior, e o diretor de Convênios e Contratos, Emanuel Muniz.

Augusto Diniz, da editoria de Relações Institucionais