Uma trilha com cursos profissionalizantes 100% gratuitos e online será construída pela Prefeitura de Goiânia, por intermédio Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e associações de feiras na capital para promover a capacitação e o fortalecimento dos empreendedores em época de pandemia.

Goiânia conta com 40 feiras especiais e sete mercados públicos que concentram milhares de profissionais que estão no grupo de segmentos impedidos de funcionar devido à pandemia do novo coronavírus. Uma das estratégias, segundo o titular da Sedetec, Walisson Moreira, é inserir o feirante no comércio eletrônico.

“O e-commerce é uma realidade em todo mundo e está resistindo a esta crise pela característica que favorece o distanciamento. Nosso papel é fomentar saídas e esse momento pode ser uma oportunidade para acelerar essa cultura de compras digitais, que certamente será mantida após a crise sanitária”, acredita Moreira.

O secretário destaca que a prefeitura promoverá a capacitação por ter os cadastros das feiras, mas que a trilha saíra de um arcabouço de mais de 100 cursos do Sebrae e será construída em diálogo com os feirantes.  “Precisamos saber deles o que atende na realidade atual, sabemos que muitos precisam se qualificar sobre meios de pagamento digitais, entrega, logística, atendimento, será uma adaptação, uma mudança de paradigma”, reforça.

Segundo o coordenador do Sebrae Gustavo Toledo, a entidade não está parada, pois segmentos como o dos feirantes também não estão. As vendas continuam, mas há limitações que podem emperrar o crescimento e são resolvidas com treinamento. “Temos o curso de como vender na internet com a crise do coronavírus, marketing digital, como conseguir recursos para seu negócio, enfim, são dezenas de cursos que atenderão ao feirante”, destaca.

Em reunião nesta terça-feira, 5/5, com feirantes, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, determinou que a Sedetec auxiliasse os feirantes que estão precisando, com o fornecimento de cestas básicas que serão distribuídas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio de  uma triagem realizada pelas associações sob coordenação da prefeitura. 

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

cursos de qualificação

feirantes

Pandemia

Sebrae