Por determinação do prefeito Rogério Cruz, a Prefeitura de Goiânia lançou o programa Aquecendo Corações, que tem o objetivo de acolher pessoas em situação de rua neste período em que os termômetros registram quedas acentuadas de temperatura na capital.

O prefeito Rogério Cruz também autorizou a liberação de mais 1560 pernoites gratuitos para o programa Hospedagem Solidária, que é voltado para o isolamento social da população em estado de vulnerabilidade social, contaminados ou não pelo Coronavírus, e que já ofereceu 3.360 estadias desde março.

Aquecendo Corações

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS) estão nas ruas reforçando os serviços de apoio às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, distribuindo alimentos, máscaras, moletons, cobertores e oferecendo pernoites em hotel, com jantar, café da manhã e almoço.

Para realizar a mobilização, a Sedhs conta com o apoio da primeira-dama Thelma Cruz, do presidente da Câmara de Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, demais vereadores,  de empresas privadas e representantes do terceiro setor.

Segundo o secretário Zé Antônio (Sedhs), as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) realizam busca ativa nos principais pontos de concentração da população de rua em Goiânia e fazem o convite todos os dias. “Infelizmente, nem todo mundo aceita a ajuda que oferecemos. É um trabalho de convencimento diário”, comenta o secretário.

Cerca de 150 pessoas em situação de rua receberam cobertores e moletons em uma ação liderada pela primeira-dama Thelma Cruz nesta semana.

O Centro POP distribui todos os dias centenas de refeições para os moradores em situação de rua e faz encaminhamentos para atendimento de saúde.

Uma nova ação motivada pelas baixas temperaturas deve acontecer em breve. “Estamos preparando agora a campanha do agasalho. Tenho certeza que todos têm alguma peça em casa, em bom estado, que pode ser doada para quem sofre com o frio nas ruas. Vamos envolver todos nessa corrente de solidariedade”, anunciou Thelma

Mais 1560 pernoites em Hotel Solidário

A Hospedagem Social foi proposta pela equipe técnica da Diretoria de Proteção Social Especial da Sedhs visando diminuir a propagação Coronavírus durante a pandemia. O projeto voltado para o isolamento social da população em estado de vulnerabilidade social, contaminados ou não, já ofereceu 3.360 estadias com pernoite, almoço, jantar e café da manhã sem nenhum custo. As hospedagens se iniciaram na primeira quinzena do mês de março.  Agora  foram liberadas mais 1560 pernoites pelo Prefeito Rogério Cruz.

Hiago Miguel ,  da editoria de Desenvolvimento  Humano e Social