A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), tem desenvolvido inúmeros projetos que visam modernizar a administração da capital goiana.

De acordo com o titular da Sedetec, Celso Camilo, a cidade está presenciando, nesta gestão, um momento de modernização como nunca foi visto antes. “Estamos vivendo um momento ímpar na história de Goiânia. Momento em que a tecnologia ganha corpo e entra para transformar o núcleo de processos administrativos’’, afirma.

Para essa modernização, os projetos oferecem serviços que envolvem diversas áreas da gestão pública, como, por exemplo, o novo site da Prefeitura, o bot (inteligência artificial que se comunica com o usuário ao entrar no site), os aplicativos “Prefeitura 24 horas” e “Goiânia Contra o Aedes’’ e ainda a nova versão do sistema de abertura de Alvará de Funcionamento e Vigilância Sanitária o ‘’Empresa Mais Fácil’’.

Além de apresentar modernidade, as ferramentas desenvolvidas têm como objetivo promover a qualidade de vida dos cidadãos. “A tecnologia por tecnologia não vale a pena, ela precisa ser usada para melhorar a qualidade de vida na cidade. Estamos trabalhando com a tecnologia avançada e criando ferramentas que vão facilitar a vida de diferentes perfis da população goiana’’, explica Celso.

“Os diversos projetos compõem a cesta chamada Goiânia 4.0, que visa deixar a capital antenada na mesma linha do mundo moderno’’, conclui o titular da Sedetec.

Ferramentas
O novo site da prefeitura contempla um design atual e recursos que permitem maior integração com o usuário, que pode navegar de forma interativa e fácil. O Portal reúne toda cesta de serviços das várias secretarias da administração municipal. Além das notícias de cada pasta, o internauta tem facilidade para acessar os serviços digitais da prefeitura e outras informações de seu interesse.

Para reforçar a interação com o usuário, foi desenvolvido o BOT, a ferramenta de inteligência artificial que se comunica com o usuário que acessar o site. O serviço permite que através de uma mensagem do cidadão o robô responda com a informação desejada de forma objetiva e rápida.

Pensando na saúde, a nova versão do aplicativo ‘’Goiânia Contra o Aedes’’ permite que a população, mediante filmagem ou fotografia e pelo envio de localização (georreferenciamento), encaminhe denúncia de possíveis focos do mosquito para a Vigilância Epidemiológica. A ferramenta passou por atualização para facilitar a efetivação de denúncias, com a redução de campos obrigatórios de preenchimento.

Outro aplicativo também desenvolvido pela atual gestão é o ‘’Prefeitura 24 horas’’. Com a plataforma, o cidadão pode solicitar serviços de forma rápida, fácil e acessível. Dentre os serviços disponibilizados estão a manutenção da iluminação pública, tapa-buracos, remoção de árvores caídas, entre outros.

Integrando a cesta Goiânia 4.0, o ‘’Empresa Mais Fácil’’ vem para promover mais desenvolvimento comercial e empresarial na cidade. O sistema é uma nova versão do Empresa Fácil, que pretende agilizar os processos para abertura de alvará de funcionamento e alvará da Vigilância Sanitária. Através do Empresa Mais Fácil o contribuinte pode realizar a solicitação de criação ou alteração de empresa pelo Portal do Empreendedor e automaticamente é feito o cadastro de atividade econômica na Prefeitura de Goiânia.

Família Fácil
Desde o início da atual gestão, os alvarás para construções simples são emitidos em até 24 horas e para obras de grande porte em poucos dias.

A atual gestão também implantou outros sistemas para desburocratizar os serviços, a exemplo do Alvará Fácil, Uso do Solo Fácil, Mapa Fácil Digital, Alvará Mais Fácil e Rememora e Desmembra Fácil.

Anna Carolina Cruz, da Diretoria de Jornalismo