Meio Ambiente

Goiânia ganha terceiro ecoponto para descarte de lixo

Prefeito Rogério Cruz diz que esses equipamentos públicos são fundamentais para uma cidade mais inteligente e sustentável

Publicado em: 16 de abril de 2021 às 13:46 | última atualização: 16 de abril de 2021 às 16:45

Tamanho da fonte:
-A A A+

A Prefeitura de Goiânia inaugurou nesta sexta-feira (16) o terceiro ecoponto da capital no Jardim São José, região oeste da cidade. Segundo o prefeito Rogério Cruz, o novo ponto de coleta de resíduos sólidos evita descartes clandestinos de lixo e contribui com a preservação do meio ambiente e a limpeza urbana na capital. A execução dos serviços ficou a cargo da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)

“Os ecopontos são fundamentais para uma cidade mais inteligente e sustentável. A cada vez que algum morador deposita aqui o seu lixo, nós temos um descarte clandestino a menos e mais áreas verdes protegidas”, afirmou o prefeito. O local recebe até dois metros cúbicos de resíduos da construção civil, além de óleo de cozinha usado, pneus, eletrodomésticos, móveis, plástico, madeira, papel e papelão.

De acordo com o presidente da Amma, Luan Alves, os pontos de coleta de pequenas quantidades de resíduos facilitam a logística dos descartes e são locais onde a população pode fazer os depósitos gratuitamente. “Quem fez uma pequena reforma em casa e precisa descartar o entulho, trocou os pneus do carro ou tem algum móvel que não utiliza mais, pode deixar os resíduos no ecoponto, de forma gratuita, sem o pagamento de taxas”, afirmou o presidente.

“Como estes pontos de coleta estão espalhados pela cidade, a possibilidade de um descarte correto fica mais próxima do cidadão, que não precisa se deslocar até o aterro sanitário. Estamos construindo uma gestão ambiental mais dinâmica e eficiente”, disse Luan Alves. Os materiais recicláveis são encaminhados para cooperativas cadastradas junto à Prefeitura de Goiânia, gerando emprego, renda e inclusão social para famílias em situação de vulnerabilidade.

Já os resíduos que não podem ser reaproveitados são levados para o aterro sanitário. Além do São José, também possuem ecopontos os setores Guanabara e Faiçalville. No mês de março, mais de quatro mil toneladas de resíduos foram descartadas nas unidades, que operam na modalidade drive-thru. O novo ponto de coleta fica localizado na Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, no Jardim São José. Os ecopontos funcionam das 7h às 19 h, todos os dias da semana.

Vitória Caetano, da Editoria da AMMA