Goiânia ganha terceiro ecoponto para descarte de lixo
Última atualização em 16 abril 2021 às 16h45
Prefeito Rogério Cruz diz que esses equipamentos públicos são fundamentais para uma cidade mais inteligente e sustentável

A Prefeitura de Goiânia inaugurou nesta sexta-feira (16) o terceiro ecoponto da capital no Jardim São José, região oeste da cidade. Segundo o prefeito Rogério Cruz, o novo ponto de coleta de resíduos sólidos evita descartes clandestinos de lixo e contribui com a preservação do meio ambiente e a limpeza urbana na capital. A execução dos serviços ficou a cargo da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)
“Os ecopontos são fundamentais para uma cidade mais inteligente e sustentável. A cada vez que algum morador deposita aqui o seu lixo, nós temos um descarte clandestino a menos e mais áreas verdes protegidas”, afirmou o prefeito. O local recebe até dois metros cúbicos de resíduos da construção civil, além de óleo de cozinha usado, pneus, eletrodomésticos, móveis, plástico, madeira, papel e papelão.
De acordo com o presidente da Amma, Luan Alves, os pontos de coleta de pequenas quantidades de resíduos facilitam a logística dos descartes e são locais onde a população pode fazer os depósitos gratuitamente. “Quem fez uma pequena reforma em casa e precisa descartar o entulho, trocou os pneus do carro ou tem algum móvel que não utiliza mais, pode deixar os resíduos no ecoponto, de forma gratuita, sem o pagamento de taxas”, afirmou o presidente.
“Como estes pontos de coleta estão espalhados pela cidade, a possibilidade de um descarte correto fica mais próxima do cidadão, que não precisa se deslocar até o aterro sanitário. Estamos construindo uma gestão ambiental mais dinâmica e eficiente”, disse Luan Alves. Os materiais recicláveis são encaminhados para cooperativas cadastradas junto à Prefeitura de Goiânia, gerando emprego, renda e inclusão social para famílias em situação de vulnerabilidade.
Já os resíduos que não podem ser reaproveitados são levados para o aterro sanitário. Além do São José, também possuem ecopontos os setores Guanabara e Faiçalville. No mês de março, mais de quatro mil toneladas de resíduos foram descartadas nas unidades, que operam na modalidade drive-thru. O novo ponto de coleta fica localizado na Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, no Jardim São José. Os ecopontos funcionam das 7h às 19 h, todos os dias da semana.
Vitória Caetano, da Editoria da AMMA