Tendo como foco a saúde mental dos profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19, a Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem disponibilizado consultas psicológicas online a esses servidores. Até o momento, 18 encontros já foram realizados e a previsão é que 31 ocorram mensalmente. Até o momento, 79 servidores se inscreveram.

Conforme a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da SMS, Camila Lucas de Souza, a medida tem como  objetivo dar apoio à saúde emocional dos colaboradores diante ao enfrentamento da pandemia de coronavírus. “Levando em consideração esse atual momento, desenvolvemos uma atividade para esse suporte aos profissionais”, disse a diretora, acrescentando que é natural o aumento de tensões, pois, segundo ela, as demandas do cotidiano deixam pouco tempo para o cuidado psicossocial.

A diretora Camila explica que é importante cuidar da saúde emocional das pessoas que lidam diariamente com os infectados. “O convite para conhecer o espaço virtual foi aos gestores das unidades de saúde e também estendido aos servidores em geral”, afirma. Ela conta ainda que as reuniões ocorrem por meio de um aplicativo, que pode ser acessado por computador ou celular. “No espaço, eles conversam e recebem orientações, além da troca de experiências”, completa. 

Os encontros, como relata Camila Souza, são semanais e contam com a participação de, no máximo, 10 servidores. “As sessões têm duração de 40 minutos a 1 hora e são subdivididas entre gestores, servidores e facilitadores, além da permanência de um psicólogo para dar suporte psicossocial necessário para cada caso apresentado”. Além das demandas pontuais, a responsável pela Diretora de Desenvolvimento de Pessoas acentua que são abordados diversos temas, entre eles, ansiedade, estresse, perdas, angústia e medo.

Para a psicóloga Danielle Cortez Santos, que é especialista em comportamento, a iniciativa da Prefeitura de Goiânia é louvável, pois, utiliza estratégias de intervenção em situação de crise, por meio de técnicas da psicoterapia. “Ao realizar essa medida com os servidores que estão na linha de frente, a Secretaria Municipal de Saúde obterá alívio do sofrimento dos profissionais, uma vez que já é comprovado cientificamente que essas intervenções são extremamente eficazes”, acentua. 

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo