Prefeitura entrega UPA e Ciams no Jardim América
Última atualização em 23 dezembro 2020 às 15h13
Unidades que levam o nome do médico Domingos Viggiano, ocupam o antigo prédio do Ciams Jardim América e terão capacidade para atender mais de 10 mil pacientes por mês

Em uma cerimônia marcada por muitos agradecimentos, o prefeito Iris Rezende e a secretária de saúde de Goiânia, Fátima Mrué, entregaram na manhã desta quarta-feira, 23, o novo complexo de saúde que fica no setor Jardim América. Estiveram presentes familiares do prefeito, do médico que dá nome às unidades, vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e servidores da saúde.
Fátima Mrué aproveitou a inauguração para agradecer ao prefeito tudo que ele fez pela área da saúde em seus quatro anos de governo. “O prefeito foi um grande aliado da saúde, tudo que foi proposto para melhorar o atendimento à população, ele assinou em baixo. E é graças a ele que hoje estamos aqui inaugurando essa Upa e os Centros especializados de odontologia e pediatria”, celebra.
Na sequência, o prefeito foi homenageado com a música “Amigos para Sempre” de Agnaldo Rayol, executada por integrantes da Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme. Emocionado, Iris Rezende agradeceu a toda equipe da secretaria de Saúde, “Quando assumimos, a saúde em Goiânia estava uma baderna. Então, essa equipe, liderada pela Dra Fátima, entrou em ação e hoje está como todos podem ver, unidades novas e atendimento imediato nos quatro cantos da cidade.” pontuou.
Dr Maurício Viggiano se emocionou ao falar da homenagem prestada ao pai, Dr Domingos Viggiano, conhecido como o médico dos pobres. “Sou muito grato por essa lembrança que vai imortalizar o trabalho de um homem que tinha a medicina como sacerdócio”, disse.
O Complexo de saúde
Com a área ampliada em 1.200 metros quadrados, o prédio onde funcionava o antigo Centro de Assistência Integrada Médico Sanitária (Ciams) Jardim América, agora tem mais de 2 mil metros quadrados. vai oferecer dois serviços: Upa 24 horas para atendimento de urgência e Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) para ambulatório. A capacidade dos dois serviços é de mais de 10 mil atendimentos por mês (10.235).
O Centro Integrado de Pediatria (Ciped) terá 7 consultórios médicos e capacidade para 3 mil atendimentos por mês em diversas especialidades. Entre elas, gastroenterologista, alergista, pneumologista, infectologista, nefrologista, otorrinolaringologista e medicina do adolescente.
O Centro de Especialidades Odontológicas é destinado ao atendimento de adultos em geral e crianças de zero a 6 anos, possui 7 consultórios, capacidade para 875 pacientes por mês nas especialidades de Endodontia, Periodontia, Odontopediatria e Portador de Necessidades Especiais (PNE). Cirurgia Buco Maxilo e Prótese serão implantados posteriormente.
A escala de profissionais já está completa e os serviços nos dois centros terão início tão logo seja concluída a entrega de documentos por parte dos profissionais. O atendimento será por encaminhamento.
A Upa, parte da urgência, com funcionamento 24h, começou a atender logo após a solenidade de inauguração. Terá atendimento com clínico geral, ortopedista e pediatra. No local funcionarão consultórios para exames diversos, salas de raio-X digital, farmácia, eletrocardiograma, exames laboratoriais, observação infantil, observação masculina e feminina, sala de reidratação, sanitários masculino e feminino adaptados aos portadores de necessidades especiais (PNE) e a sala vermelha – destinada à estabilização dos pacientes graves – com três leitos.
Para melhor conforto dos profissionais de saúde, o novo prédio conta com quarto de descanso, copa, refeitório, banheiro e vestiário masculino e feminino. No local também haverá posto policial e área de embarque e desembarque de pacientes.
O Homenageado
Dr Domingos Viggiano era natural da cidade de Goiás. No ano de 1938 formou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade Brasil. O primeiro emprego foi no Hospital Evangélico de Anápolis, cidade onde se casou e teve dois filhos: Domingos Viggiano Júnior, (in memoriam) e Dr Maurício Viggiano. Dr Domingos veio para Goiânia a convite do então governador Pedro Ludovico Teixeira para cuidar dos operários que trabalhavam nas obras de construção da nova capital. Foi o primeiro diretor da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Na década de 60 construiu o Hospital Maria Auxiliadora, na rua 20, no centro, onde dedicou à medicina até seus últimos dias de vida. Faleceu no ano de 2002. Clínico e cirurgião geral, Dr Domingos Viggiano, ficou conhecido como médico dos pobres. O exercício da medicina era um sacerdócio, atendia a todos que precisavam, tendo ou não condições de pagar.
Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde