A Prefeitura de Goiânia, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), disponibiliza mais um serviço digital por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas. Desde o início da manhã desta terça-feira, (23/3), qualquer pessoa com idade acima de 18 anos já pode fazer o pré-cadastro para tomar a vacina contra a Covid-19 pelo app. Quando chegar o momento de ser vacinada, conforme diretrizes do Ministério da Saúde (MS), ela receberá uma mensagem por email confirmando local, data e horário. Quem tem acima de 68 anos já conseguirá fazer o agendamento para se vacinar a partir desta quarta-feira (24/3).

Para realizar o agendamento, será necessário ter login e senha de acesso ao aplicativo Prefeitura 24 horas e preencher o pré-cadastro clicando no ícone “Agendamento Vacina Covid-19”. Caso o cidadão se enquadre nos critérios de vacinação estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização e esteja contemplado no cronograma, será disponibilizada a tela de agendamento. Será possível escolher data, hora e local de vacinação. Após o agendamento, o usuário receberá um e-mail de confirmação.

Durante a apresentação do aplicativo, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, disse que tem buscado oferecer um serviço de qualidade à população. “A Saúde é uma das prioridades desde que assumi. Não tenho medido esforços no enfrentamento à pandemia. Desde janeiro, não paramos de trabalhar pela Saúde e sabemos que ainda temos muito o que fazer. Nosso objetivo é cuidar das pessoas e assim estamos fazendo”, afirmou.

O prefeito garantiu que as unidades de saúde estão preparadas para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para se ter uma ideia, a SMS montou estruturas conhecidas como mini UTIs nas unidades de saúde para aqueles que aguardam por um leito de UTI, mas o resultado do nosso trabalho é que, por exemplo, de ontem para hoje não tivemos nenhuma fila de espera para leito de UTI. Estamos conseguindo atender toda a demanda e parabenizo o empenho da nossa equipe, que tanto tem se dedicado na linha de frente dessa pandemia, dando as devidas respostas à população”, destacou.

Rogério Cruz lembrou que a Câmara Municipal de Goiânia fez um repasse de R$ 5 milhões que serão utilizados para compra de mais vacinas. Além disso, ele contou que a Prefeitura de Goiânia já tem quatro cartas de intenção para aquisição  de vacinas. “Nosso objetivo é comprar de 600 mil a 1 milhão de doses, a depender da disponibilidade dos laboratórios que mantemos negociações”.

O prefeito sublinhou que tem trabalhado para garantir que essas doses a serem adquiridas sejam todas aplicadas na população de Goiânia. “Seja qual for a vacina, mas estamos trabalhando para que o nosso povo seja vacinado”, concluiu.

Segundo o presidente do legislativo goianoense, Romário Policarpo, a disponibilização do aplicativo para agendamento da vacinação demostra a preocupação da administração para com o seu povo. “Nós sabemos da importância desse mecanismo e, inclusive, debatemos sobre o assunto na Câmara Municipal, por isso, a Prefeitura de Goiânia tem o nosso total apoio pela iniciativa”, afirma o presidente, ao destacar que Casa de Leis da capital está satisfeita com o fato de a gestão estar antenada e cuidado da população. “Nós, vereadores, estamos fazendo de tudo para que possamos ajudar a Prefeitura, para sairmos o quanto antes dessa pandemia”, completa.
Para o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, o aplicativo organiza o processo de vacinação, atende aos critérios de biossegurança  e ainda permite que a SMS programe a ampliação de postos. “Hoje estamos com nove postos de vacinação, sendo sete fixos e três na modalidade drive-thru, a partir de amanhã já serão 25 postos com a inclusão de 13 salas de vacinação em unidades de saúde e mais dois drives”, pontua.

Conforme o secretário Durval, com o agendamento pelo aplicativo, o objetivo da gestão municipal é evitar que as pessoas façam aglomerações ou até durmam em filas para que sejam vacinadas. “Não é isso que queremos. Sabemos da ansiedade da população pela vacina, mas estamos oferecendo um mecanismo prático e seguro que vai proporcionar vacinas a todos que estão no grupo prioritário do momento”, pontuou, acrescentando que o objetivo da Prefeitura de Goiânia é cadastrar as pessoas que ainda serão contempladas e vacinar as pessoas que atendem aos requisitos do momento.

Os cidadãos que não tiverem condições de usar o aplicativo poderão se dirigir aos postos de vacinação espontaneamente, conforme cronograma, para serem vacinados, porém a recomendação é para que façam o agendamento que vai garantir mais segurança à sociedade e o cumprimento das medidas necessárias de enfrentamento à pandemia.

De acordo com o titular da Sictec, Célio Campos de Freitas Júnior, a disponibilização do agendamento online de vacinação contra Covid-19 por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas é mais uma ação da Prefeitura de Goiânia com o objetivo de modernizar a administração municipal, facilitando o acesso da população a serviços sem filas e aglomerações. “Nossa meta é automatizar todos os serviços ofertados pela Prefeitura, disponibilizando-os à população digitalmente”, destaca o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo