Mulher

Prefeitura de Goiânia lança campanha contra assédio sexual nos ônibus

Iniciativa da Secretaria da Mulher tem a parceria da RedeMob

Publicado em: 04 de março de 2021 às 14:07 | última atualização: 04 de março de 2021 às 14:23

Tamanho da fonte:
-A A A+

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em parceria com a RedeMob, lança na próxima  segunda-feira, 8 de março, a campanha “Meu Corpo Não é Corrimão”.

 A campanha tem como objetivo combater, alertar e conscientizar a população sobre o assédio sexual sofrido por mulheres nos ônibus do sistema de transporte público coletivo. A campanha será realizada de forma contínua durante todo o ano de 2021 e contará com ações afirmativas, educativas e preventivas ao abuso sexual e violência contra a mulher.

A RedeMob  cedeu espaço em mil veículos do transporte coletivo para a colagem de cartazes com informações da campanha, além de divulgação em todas as TVs internas existentes nos ônibus.

 A secretária da Mulher, Tatiana Lemos, lembra que as mulheres sofrem importunação sexual todos os dias dentro dos ônibus. “Diversas mulheres passam por essa situação, mas por constrangimento ou medo não denunciam seus agressores”, diz. “A campanha tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar a sociedade pelo fim da violência contra a mulher dentro destes veículos públicos”, completa.

 As denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 da Polícia Militar, pelo 153 do programa Mulher Mais Segura da GCM ou em uma das delegacias da Mulher existentes na capital. A SMPM também está com o canal aberto para as denúncias.

A lei da importunação sexual, Lei nº 13.718/2018, está regulamentada no Código Penal Brasileiro e pune pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. Se enquadram nas ações beijos forçados e passar a mão no corpo alheio sem permissão. A pena vai de um a cinco anos de prisão.

Mais informações:
- Comunicação SMPM: (62) 98187-0797 (Afif Sarhan)
- Email: secmulhersmpm@gmail.com
- Redes: @secretaria_mulher (Instagram Direct)

Roberta Amorelli, da editoria da lMulher