A Prefeitura de Goiânia entregou nesta quinta-feira (24/12) a ampliação da Marginal Botafogo no trecho que liga Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, à Avenida Segunda Radial, na altura do Setor Pedro Ludovico. O tráfego de veículos na via foi liberado após vistoria ao local, realizada pelo Prefeito Iris Rezende, governador Ronaldo Caiado e o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Ariel Silveira.

“A nossa preocupação desde o início da administração foi abrir ruas, avenidas, construir pontes para facilitar a locomoção  das pessoas da periferia. De forma que todas essas obras,  elevados, pontes e avenidas, são no sentido de facilitar a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito Iris.

Com relação à conclusão do outro trecho do prolongamento da Marginal, o prefeito garantiu que a obra já está contratada e com dinheiro em caixa.

Iniciado em setembro de 2019, o prolongamento da Marginal Botafogo abrange a construção de uma pista de rolamento na margem lateral direita do córrego Botafogo com aproximadamente 1,7km de extensão, obras de drenagem e recomposição do leito do córrego Botafogo, com sua canalização, duas alças de acesso à avenida e as pontes da Avenida Segunda Radial

A obra compõe uma série de contrapartidas da Prefeitura de Goiânia dentro do contrato celebrado pelo município com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a execução do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, considerado o maior parque linear da América Latina. Como contrapartida do município também já foram executados e entregues à população os centros de saúde da Cidade Jardim e do Bairro São Francisco, além da Escola Municipal em Tempo Integral do Residencial Itamaracá Professora Louisinha.

As obras executadas na Marginal Botafogo compõem também um dos maiores investimentos realizados na área de trânsito e mobilidade na capital nos últimos anos, o Complexo Viário da Avenida Jamel Cecílio, na região Centro-Sul da capital. Executado pela Prefeitura de Goiânia, o complexo também engloba um elevado, um viaduto em nível e uma trincheira.

O complexo é uma das maiores intervenções da Prefeitura de Goiânia nos últimos anos na busca por maior fluidez ao tráfego. O elevado na Jamel Cecílio dá fluxo direto para as pessoas que querem atingir a BR-153, a GO-020 ou os bairros e condomínios da região; a Marginal Botafogo vai funcionar como uma via expressa, sem nenhuma interferência semafórica; já quem desce a Alameda Leopoldo de Bulhões terá acesso à direita para a Jamel Cecílio, ou à esquerda, para o Setor Sul, bastando fazer o contorno da rotatória e seguir ou retornar à própria Alameda. O trânsito vai fluir para todos os lados, sem interferência de sinaleiro, beneficiando diretamente setores como o Parque Flamboyant, Alphaville, Portal do Sol, Alto da Glória e Jardim Goiás.