Diante do atual cenário de emergência em saúde, a Prefeitura de Goiânia entregou nesta quinta-feira (9/4) itens de higienização e de proteção para os trabalhadores que atuam nas cooperativas de materiais recicláveis da cidade. A medida foi tomada após diálogo entre a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Goiânia (ARG), o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e a Comurg.

Durante a entrega, o presidente da ARG, Paulo César Pereira, reafirmou o apoio da gestão municipal ao trabalho desenvolvido pelas 14 cooperativas que integram o Programa Goiânia Coleta Seletiva. “Com essa doação, estamos contribuindo para que mais de 300 trabalhadores realizem a correta higienização e adequada proteção neste período em que as autoridades sanitárias recomendam ações preventivas contra o coronavírus”, disse os cooperados.

Entre os artigos entregues, estão pulverizadores manuais costais de 20 litros, hipoclorito de sódio, luvas de látex, sabonetes em barra, pacotes de papel toalha, álcool em gel 70% e capas de chuva forradas. “Inicialmente, ao chegarem nas sedes das cooperativas, é importante que façam a higienização e usem os equipamentos no período em que estiverem manuseando os materiais recicláveis”, acrescentou Paulo César Pereira.

Além da aquisição de itens de proteção individual, é importante destacar que as cooperativas que ajudam de forma permanente no trabalho de limpeza urbana — que é considerado um serviço essencial — já adotaram medidas preventivas que incluíram o afastamento temporário dos trabalhadores que integram o grupo de risco enquanto valer o decreto de situação de calamidade pública na capital. 

Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo
Fotos: Kamilla Oliveira