Foi publicado nesta sexta-feira (29/5) o decreto nº 1113 com as regras de reabertura de alguns segmentos dentro do plano do retorno seguro de setores que tiveram as atividades suspensas em decorrência das medidas para enfrentamento e prevenção da covid-19. A partir de segunda-feira (1º/06) retornam as imobiliárias; mercados públicos municipais e centros de treinamento de atletas profissionais de times oficiais de futebol.

A decisão foi baseada na “necessidade de permitir o retorno gradual e responsável de atividades econômicas prejudicadas pelas medidas de combate à disseminação” do vírus. O decreto também cita que a decisão se alicerça na “análise sistemática dos indicadores epidemiológicos e de capacidade assistencial técnica realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, bem como na Nota Técnica nº 07/2020”.

Além das imobiliárias e os treinos de atletas profissionais, o documento libera seis mercados: Rua 3; Vila Nova, Setor Pedro Ludovico; Campinas; Rua 74 e Centro Oeste. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Walisson Lima, explica que o camelódromo do Centro não se enquadra por ser uma feira especial. “O mercado da Paranaíba e o camelódromo da Rua 4 continuam fechados”, destaca.

Os locais serão monitorados e serão permanentemente avaliadas as condições sanitárias e a aglomeração e permanência prolongada de pessoas. Também será levado em conta a capacidade assistencial do município para possível “regressão da flexibilização de que trata este Decreto a qualquer tempo, quando houver risco de agravamento do quadro epidemiológico e assistencial”.

Caberá aos estabelecimentos exigir máscara facial, disponibilizar álcool 70%, intensificar a limpeza das superfícies dos ambientes com detergente e uso de álcool e manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar-condicionado limpos, assim como ambientes arejados e o distanciamento entre os clientes.

O horário de início de expediente e de funcionamento dos estabelecimentos será 9h para imobiliárias e horário normal para mercados públicos municipais e os centros de treinamento de atletas profissionais de times oficiais de futebol.

Confira na íntegra a Nota Técnica 07/2020 com orientações a respeito do funcionamento das imobiliárias e centros de treinamento de atletas profissionais de times oficiais de futebol, no Município de Goiânia-GO.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo