Prefeitura de Goiânia distribui itens de proteção para cooperativas
Última atualização em 24 agosto 2020 às 11h41
Durante o evento que marcou a entrega dos componentes de higienização, o prefeito Iris Rezende assinou o decreto que instituiu a Comissão Técnica de elaboração e gestão do protocolo de procedimentos para o manejo dos resíduos sólidos frente à pandemia da novo coronavírus

Enquanto algumas capitais suspenderam seus respectivos programas de coleta seletiva durante, Goiânia adotou uma série de medidas para proteger os trabalhadores que atuam nas cooperativas de materiais recicláveis. Nesta quarta-feira (5/8), o município entregou a segunda remessa de itens de higienização e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os integrantes das cooperativas que têm parceria com a Comurg.
Além disso, durante o evento, que seguiu todos os protocolos de segurança, o prefeito Iris Rezende assinou o decreto que instituiu a Comissão Técnica de elaboração e gestão do protocolo de procedimentos para o manejo dos resíduos sólidos frente à pandemia da novo coronavírus. A medida, segundo o gestor, é fundamental para que as cooperativas continuem ajudando de forma permanente no trabalho de limpeza urbana da capital.
“Tenho notado, com muito orgulho, que Goiânia está se tornando uma cidade bonita e limpa. E isso resultado da participação efetiva dos órgãos municipais e de toda população. E a coleta seletiva tem um papel muito importante neste contexto, pois contribui para o para o bem-estar e a saúde de todos”, afirmou o prefeito.
Em seguida, o presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira, lembrou que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Goiânia atua para garantir a segurança dos trabalhadores que manejam materiais recicláveis.
“Em abril entregamos itens de higienização para mais de 280 catadores. Agora, entregamos novos equipamentos, que incluem máscaras, capas e produtos de limpeza, e criamos um mecanismo que institucionaliza a relação da Prefeitura de Goiânia com os trabalhadores de materiais recicláveis”, destacou.
Na ocasião, Dulce Helena, representante das cooperativas de reciclagem, comemorou a entrega de itens para a correta higienização neste momento de pandemia e celebrou a criação da Comissão Técnica. “Desde o lançamento do Programa Goiânia Coleta Seletiva, em 2008, sempre recebemos o apoio para continuar gerando renda e cuidando da cidade. Mais do que nunca, temos condições de proteger o meio ambiente e impedir que materiais recicláveis cheguem ao aterro sanitário”, disse.
Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo