Enquanto algumas capitais suspenderam seus respectivos programas de coleta seletiva durante, Goiânia adotou uma série de medidas para proteger os trabalhadores que atuam nas cooperativas de materiais recicláveis. Nesta quarta-feira (5/8), o município entregou a segunda remessa de itens de higienização e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os integrantes das cooperativas que têm parceria com a Comurg. 

Além disso, durante o evento, que seguiu todos os protocolos de segurança, o prefeito Iris Rezende assinou o decreto que instituiu a Comissão Técnica de elaboração e gestão do protocolo de procedimentos para o manejo dos resíduos sólidos frente à pandemia da novo coronavírus. A medida, segundo o gestor, é fundamental para que as cooperativas continuem ajudando de forma permanente no trabalho de limpeza urbana da capital.

“Tenho notado, com muito orgulho, que Goiânia está se tornando uma cidade bonita e limpa. E isso resultado da participação efetiva dos órgãos municipais e de toda população. E a coleta seletiva tem um papel muito importante neste contexto, pois contribui para o para o bem-estar e a saúde de todos”, afirmou o prefeito. 

Em seguida, o presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira, lembrou que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Goiânia atua para garantir a segurança dos trabalhadores que manejam materiais recicláveis.

“Em abril entregamos itens de higienização para mais de 280 catadores. Agora, entregamos novos equipamentos, que incluem máscaras, capas e produtos de limpeza, e criamos um mecanismo que institucionaliza a relação da Prefeitura de Goiânia com os trabalhadores de materiais recicláveis”, destacou. 

Na ocasião, Dulce Helena, representante das cooperativas de reciclagem, comemorou a entrega de itens para a correta higienização neste momento de pandemia e celebrou a criação da Comissão Técnica. “Desde o lançamento do Programa Goiânia Coleta Seletiva, em 2008, sempre recebemos o apoio para continuar gerando renda e cuidando da cidade. Mais do que nunca, temos condições de proteger o meio ambiente e impedir que materiais recicláveis cheguem ao aterro sanitário”, disse. 

Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo