Por causa da pandemia, a Prefeitura de Goiânia adaptou alguns serviços oferecidos à comunidade para a forma online. Na Cultura, o Centro Livre de Artes e a Orquestra Sinfônica de Goiânia passaram a disponibilizar cursos via plataformas digitais em diversas modalidades.

“Adaptamos a nossa realidade e temos tido excelentes resultados. A Orquestra Sinfônica, por exemplo, tem atualmente 677 alunos no Núcleo de Formação Musical online. Conseguimos tirar bom proveito de um momento difícil. A forma online de trabalhar nos possibilitou atendermos à população com qualidade, destaca o prefeito Rogério Cruz.

André Amaral foi um dos alunos da última turma do curso básico de flauta doce. “ O ambiente virtual permite uma troca de conhecimento muito prática, rápida e fácil. Acho que a grande função da arte é produzir algum sentido e foi isso que aconteceu. Tive um professor sensacional, Juarez Cunha, e acho que ele representa muito bem o bom trabalho de formação da rede”, afirma.

Por meio da Rede Municipal de Núcleos Musicais, vinculada à Orquestra, os alunos recebem formação teórica e prática pelo Zoom e Google Meet e certificado na conclusão dos cursos realizados por trimestre. As aulas são ministradas por bolsistas da Orquestra e oferecidas em diversas modalidades, como violão, sax, flauta, trompete, trompa, canto, coral, história da música, viola, violino, flauta, bateria, clarineta, contrabaixo e outros. Para a matrícula, é necessário que o aluno tenha o instrumento. A disponibilidade de vagas pode ser consultada sempre no site da Orquestra: https://orquestrasinfonicadegoiania.org/

“Nossos cursos online seguem a todo vapor com vagas praticamente esgotadas em tempo recorde a cada edição. Sempre estamos abrindo novas vagas em novos períodos de inscrições”, ressalta o maestro e diretor da Orquestra, Eliseu Ferreira.

Centro Livre de Artes
Com as atividades presenciais suspensas, o Centro Livre de Artes passou a ministrar aulas online, também via plataformas digitais, em diversas modalidades, como teatro, artes visuais, danças, capoeira, yoga, balé, música, pintura, desenho, entre tantas outras oferecidas para crianças, jovens, adultos e idosos. Em 2021, a escola está com mais de mil alunos matriculados e as aulas acontecem diariamente durante todo o ano.

“Temos percebido um grande envolvimento e a aprovação das famílias, que passaram a acompanhar as atividades mais de perto e tem alguns que até participam com os filhos nas aulas. Tem sido um apoio, aprendizado, troca de experiências, e um momento até para esquecer tanta notícia ruim, tanta tristeza que o mundo tem enfrentado”, afirma a diretora técnica do Centro Livre de Artes, Maria Tereza Musse.

Lívia Máximo, editoria de Cultura

formação online