O prefeito Iris Rezende, ao lado da secretária municipal de Política para as Mulheres, Ana Carolina Almeida, participou nesta quinta-feira (21/11) do lançamento do Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra a Mulher, ação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que tem como objetivo diminuir os índices de violência doméstica e feminicídio no Estado.

“Aqui me encontro atendendo a uma convocação da secretária Lúcia Vânia para, como prefeito, participar da assinatura desse pacto. Hoje o sentimento de canto a canto nesse país é o de que a mulher está a merecer respeito, a consideração e o carinho de toda a população brasileira e a Prefeitura de Goiânia dará todo apoio às ações desse pacto”, afirmou Iris Rezende.

Para que a ação tenha êxito, o governo estadual pretende articular e integrar políticas públicas desenvolvidas por diversos órgãos e entidades governamentais, da sociedade civil e organizações religiosas. A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, citou o apoio da Prefeitura ao Projeto Maria da Penha vai à Escola, para conscientizar as crianças sobre a questão da discriminação contra a mulher, a lei, e promover uma mudança cultural.

De acordo com secretária Ana Carolina Almeida, a união de forças entre a Prefeitura, Governo do Estado e todas as entidades que participam do pacto fortalece o combate ao feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher. “Nós temos vários protocolos a serem assinados,  os grupos reflexivos e todos os trabalhos que vão ocorrer não só em Goiânia mas em todo o Estado. Nós sabemos que os números são alarmantes, Goiás ocupa o quinto lugar em número de feminicídio no Brasil, e esse pacto, essa parceria, é muito importante para fortalecer a rede de proteção à mulher”, ressaltou a secretária.

O Pacto Goiano Pelo Fim da Violência contra a Mulher prevê uma série de outras ações, entre elas o projeto Maria da Penha na Escola e o lançamento do aplicativo Goiás Seguro, para que qualquer pessoa denuncie casos de violência pelo próprio celular. Tem ainda a criação da Sala Lilás, um espaço multiprofissional adequado e exclusivo para a realização de exames de corpo de delito.

Valéria Almeida, da Diretoria de Jornalismo
Foto: Jackson Rodrigues