Há uma semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) criou um gabinete de crise, para lidar com os problemas relacionados às pessoas mais vulneráveis e em situação de rua.

Formou-se uma rede de solidariedade que uniu ONG’s, voluntários e poder público. Além de 15 instituições de caridade, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) passou a contribuir com a doação de mais de 200 refeições diariamente.

Além de três refeições diárias, como café da manhã, almoço e jantar, são oferecidos em pontos estratégicos, Cepal do Setor Sul, do Jardim América, Campinas e Mercado Aberto, no Centro, kits de higiene e concedidos acessos a banheiros itinerantes para que as pessoas se protejam do novo agente do coronavírus.

O secretário de Assistência Social, Mizair Lemes Junior, afirma que o trabalho deve continuar enquanto for necessário, durante a epidemia mundial da COVID-19 e conta com a solidariedade e ação de milhares de pessoas em Goiânia.

“Todos os dias servimos em média 500 refeições com o apoio de milhares de pessoas e acreditamos com isso, poder ajudar a quem mais precisa neste momento, que são as pessoas em situação de rua”, destaca.

O Governo do Estado e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) são um dos principais parceiros da Prefeitura. A comida doada por eles é produzida no Restaurante do Bem de Campinas e distribuída pela SEMAS.

Para impedir aglomerações e evitar a proliferação do novo coronavírus, uma equipe da Prefeitura vai até o local seguindo padrões de esterilização, faz a retirada das marmitas que serão entregues no Mercado Aberto da Avenida Paranaíba, no Centro, e no Cepal do Setor Sul, a partir do meio-dia, acompanhadas de talheres descartáveis.

A presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, ressalta que os impactos de uma pandemia são ainda mais duros para aqueles em situação de vulnerabilidade social. “As pessoas em situação de rua precisam da nossa atenção de forma especial, pois enfrentam obstáculos muito maiores para cumprir com as medidas de prevenção básica e ter acesso a uma alimentação digna”, reforça.

Já na sede da Semas, foi montado um banco de doações para que as pessoas possam doar roupas, calçados, alimentos não perecíveis e produtos de higiene. As doações podem ser entregues na sede, na Rua 25-A, no Setor Aeroporto, das 8 às 18 horas, ou recolhidas em casa, por agendamento, no número 98458-6104.

As iniciativas da Prefeitura vão ao encontro das exigências contidas na proposta de ação civil da Defensoria Pública Estadual (DPE-GO), que solicitou na última sexta-feira, 27, o atendimento integral as necessidades da população em situação de rua.

“Sobre isso, serão apresentadas pela SEMAS, em relatórios emitidos para o órgão, toda a mobilização da administração municipal juntamente com o voluntariado, que tem sido bastante satisfatória, mas, claro será ampliada e buscará resguardar as pessoas em vulnerabilidade que buscarem auxílio”, comenta o procurador geral do município, Brenno Kelvys.

Algumas ONG’s e entidades de caridade parceiras:

Associação Tio Cleobaldo (jantar domingo e quarta);
Banho Sagrado (água mineral e logística);
Pão com Amor (café da manhã, água mineral e itens de higiene domingo);
The Street Store (doações diárias a noite para as pessoas que ficam próximo a Big Lar da rodoviária);
Sopa Amor Maior (jantar segunda);
Pastoral de Rua do Santuário Sagrada Família (jantar terça);
Grupo Espírita Amor e Vida (jantar quinta);
Grupo de Regeneração Chico Xavier (jantar quinta);
Mãos Unidas (jantar sexta);
Grupo Amor Urgente (almoço sábado);
Cuca fresca (lanche no sábado);
Projeto Solidaire (doação de itens de higiene pessoal);
NEAC – Núcleo Espírita de Amparo ao Carente (lanche terça, quinta)

Luciano Joka, da Diretoria de Jornalismo