O prefeito Iris Rezende autorizou via decreto municipal a retomada das atividades da Orquestra Sinfônica de Goiânia, suspensas desde março quando teve início a pandemia da Covid-19. O Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, na Rua 3, no Centro, também abre a pauta para agendamento de atividades nos próximos meses. Artistas e grupos culturais interessados podem solicitar informações via email pautaouro@gmail.com.

De acordo com o decreto, a retomada deve respeitar todos os protocolos sanitários de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, garantindo o distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e quantidade limitada de pessoas em espaços públicos. Os eventos devem acontecer com a regulamentação da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o maestro diretor da Orquestra, Eliseu Ferreira, o calendário de apresentações está sendo preparado com previsão de eventos para dezembro. “Recebemos com grande alegria esta notícia do prefeito. Em todos esses meses de pandemia realizamos nosso trabalho de forma online, com concertos e apresentações dos nossos grupos com o projeto Orquestra em Casa. Tivemos uma ótima aceitação do público, que certamente aguarda o nosso retorno presencial. Estamos organizando tudo conforme orientação das autoridades sanitárias e retornaremos no próximo mês com grandes atrações”, comemora.

Para novembro, a Orquestra tem prevista a realização de concertos online, transmitidos ao vivo do Teatro Goiânia e Teatro Basileu França pelo canal da Orquestra no Youtube. (www.youtube.com/orquestrasinfonicadegoiania).

Nesta sexta-feira, 6, às 20h, a apresentação é da Camerata da Orquestra Sinfônica de Goiânia em homenagem a Alberto Nepomuceno, um dos mais importantes compositores brasileiros na passagem dos séculos XIX e XX e um dos precursores do nacionalismo musical no país. Já no domingo, 8, às 11h, a apresentação é da Banda Juvenil de Goiânia com clássicos do repertório para bandas.

Também estão na programação apresentações especiais realizadas em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e Dia da Música, celebrado no dia 22.  Na semana que antecede o Dia da Música, grupos reduzidos da Orquestra realizam pequenas apresentações em parques da cidade, levando cultura para o público circulante desses pontos.

Confira o calendário de apresentações para novembro:

Dia 12, 20h: Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme – Homenagem a Ernst

Dia 13, 20h: Orquestra Sinfônica de Goiânia – Os Instrumentos de Metal

Dia 19, 20h: Banda Juvenil de Goiânia

Dia 20, 20h: Coro Sinfônico de Goiânia – Homenagem ao Dia da Consciência Negra

Dia 21, 20h: Rede Municipal de Núcleos Musicais – Homenagem ao Dia da Consciência

Dia 22, 11h: Orquestra Sinfônica de Goiânia – Homenagem ao Dia do Músico

Dia 26, 20h: Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme – Homenagem a Ernst Mahle

Dia 27, 20h: Orquestra Sinfônica de Goiânia

Dia 28, 20h: Orquestra Sinfônica de Goiânia 

Lívia Máximo, da editoria de Cultura