100 dias de gestão

Prefeitura aplica mais de 270 mil doses de vacinas contra Covid-19

Campanha começou em janeiro. Desde então, 312.953 doses do imunizante foram recebidas pela atual administração. Uso de tecnologia e gestão inteligente agilizam a aplicação

Publicado em: 14 de abril de 2021 às 14:00 | última atualização: 14 de abril de 2021 às 16:10

Tamanho da fonte:
-A A A+

Em 2021, a maior esperança para enfrentarmos a pandemia da Covid-19 chegou em Goiânia. Na capital, a Prefeitura com muito trabalho e superação iniciou a campanha de vacinação contra o coronavírus no dia 18 de janeiro. Desde então, mais de 270 mil doses do imunizante foram aplicadas em moradores do município. O número marca os primeiros 100 dias de gestão do prefeito de Rogério Cruz.

O líder do Executivo municipal comemorou, na época, a chegada das doses de esperança e enalteceu a importância da ciência. “É uma alegria muito grande receber a vacina aqui na nossa cidade, pois sabemos que muitas vidas serão salvas, depois de um árduo trabalho da comunidade científica e dos profissionais da saúde”, destacou o prefeito após a primeira vacina da rede municipal ser aplicada no técnico em enfermagem Reinaldo Barcelos, 35 anos, que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC).

Do total de 270.238 doses aplicadas pela SMS até o levantamento realizado no dia 13 de abril, 195.226 são referentes a primeira dose e 74.974 da segunda dose. A Prefeitura já recebeu desde o início da campanha 312.953 doses, sendo que a última remessa foi entregue no dia 8 de abril. O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, considera que as ações de imunização na cidade seguem em um bom ritmo, conforme o número de doses disponibilizadas. Em um único dia, a Prefeitura chegou a aplicar 19 mil doses. "Seguimos entre as capitais que mais vacinam no país, graças ao planejamento e trabalho responsável de nossas equipes”, sublinhou.

Tecnologia agiliza vacinação
Para agilizar o registro da vacinação na capital e divulgar em tempo real a quantidade de doses aplicadas, a Prefeitura de Goiânia adotou no sábado (10/4) o uso de tablets para os profissionais de saúde registrarem as doses assim que aplicadas nos cidadãos. “Não poupamos esforços para salvar a vida dos goianienses. Já havíamos autorizado a aquisição destes equipamentos, agora, damos início à implantação do seu uso no registro imediato das doses, de forma a não comprometer nosso plano de vacinação”, reforçou o prefeito Rogério Cruz.

Na avaliação de Durval Pedroso, a iniciativa oferece mais transparência nas informações. “Tudo isso mostra a expertise desta gestão em campanhas de vacinação, permitindo ampliar grupos atendidos imediatamente após o recebimento de novas remessas”, disse.

Lucas Cássio, da Diretoria de Jornalismo