Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Coronavírus

Prefeitura anuncia cronograma de matrículas para 2021

Procedimentos para renovação, transferência, cadastro e solicitação de matrículas têm início segunda (16/11)

Publicado em: 10 de novembro de 2020 às 16:43 | última atualização: 12 de novembro de 2020 às 10:54

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, anuncia a abertura do processo de matrículas para 2021. O cronograma dispõe das datas e procedimentos para alunos novatos e veteranos, incluindo o cadastro antecipado. O período para renovação de matrículas tem início no próximo dia 16 de novembro enquanto solicitações de novas vagas começam em janeiro de 2021.

Para alunos novatos das escolas da Rede Municipal de Ensino e conveniadas, a pré-matrícula online terá início em 5 de janeiro de 2021. O processo, assim como no ano passado, será feito exclusivamente pela internet. Já candidatos a vagas nos centros municipais de Educação Infantil (Cmei) da capital, bem como CEIs de convênio total, as solicitações têm início em 12 de janeiro, também pela internet.

Nas datas estabelecidas, o interessado deve acessar o site https://www.sme.goiania.go.gov.br/ , opção e-matrícula e inserir o CPF do educando. Para efetivar a matrícula, pais ou responsáveis devem encaminhar-se à respectiva instituição munidos da documentação indicada.

Cadastro antecipado

Ponto importante no processo de matrículas da RME, o cadastro antecipado segue obrigatório para quem deseja solicitar vagas em instituições municipais. O processo é feito também pela internet, pelo site https://www.sme.goiania.go.gov.br/, opção e-matrícula, aba Cadastro Antecipado.

A criação de um novo cadastro antecipado pode ser feita a partir de 3 de dezembro, mesma data na qual está liberada a atualizado de cadastros feitos desde dezembro do ano passado.

Bolsa família

Para priorizar as famílias de baixa renda, a SME reservará 20% das vagas disponíveis para novatos às crianças que possuem o Bolsa Família. Para isso, os pais ou responsáveis deverão informar, no ato da pré-matrícula online, o Número de Identificação Social (NIS) da criança e do próprio responsável, se houver. Mães trabalhadoras também seguem com a prioridade de 40% das vagas na Educação Infantil.

Alunos veteranos

Para os alunos que já estão matriculados em alguma instituição de ensino municipal, a renovação de matrícula será feita de 16 de novembro a 1º de dezembro, na própria unidade de ensino. É necessário que pais e responsáveis efetivem a atualização cadastral do educando com CPF.

Para transferência de alunos de Cmei para escola e de escola para escola, os pais ou responsáveis deverão realizar solicitação via matrícula web (>www.sme.goiania.go.gov.br<), no período de 2 a 18 de dezembro. É importante ressaltar que, para conclusão da transferência, o CPF do responsável pela criança a ser transferida deverá estar atualizado na intranet.

Protocolos de segurança

Mediante a necessidade de procedimentos presenciais nas instituições deverão ser seguidos protocolos estritos de segurança para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Além da adequação do ambiente estrutural, escolas e Cmeis devem manter o distanciamento e higienização necessários. Também não será permitida a entrada de crianças no ambiente institucional e as famílias deverão ser orientadas quanto à determinação.

Daniela Rezende, Luciana Gomides e Núbia Alves, editoria de Educação e Esporte
Foto de antes da Pandemia: Eulices Maria