A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anuncia a abertura de 20 a 30 leitos de UTI para tratamento da Covid-19. A ampliação da rede foi possível graças ao credenciamento de novos profissionais da saúde iniciado no último sábado (6/3). Os leitos serão disponibilizados a partir desta terça-feira (9/3), no Hospital das Clínicas Covid (HCC).

Em dois meses, Goiânia abriu 118 vagas de UTI exclusivas para tratar doentes de Covid, o maior número já registrado até hoje para a categoria. Contudo, o alastramento dos casos exige expansão planejada do atendimento, de modo a evitar o colapso hospitalar. Na última quarta-feira (3/3), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, anunciaram mais 100 leitos, sendo 50 em UTI e 50 em enfermarias.

Importante ressaltar que a abertura de leitos, especialmente de UTI, demanda não só espaço físico e equipamentos, mas principalmente recursos humanos. Razão pela qual a Administração abriu chamamento emergencial de profissionais em diversas áreas da Saúde, de modo a estruturar novas equipes que atendessem aos novos leitos, promovendo cuidado integral do paciente.

Luciana Gomides, editoria de Saúde