A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) criou uma consultoria para auxiliar os proponentes a elaborar projetos para participar do edital de Arte e Cultura em Direitos Humanos da lei Aldir Blanc estadual. O suporte também será acessível em libras, com apoio da Central de Libras da Prefeitura de Goiânia.

Para garantir o acesso ao pleito, a SMDHPA vai tirar dúvidas e orientar os interessados neste edital, com uma equipe técnica e jurídica para auxiliar ONGs, coletivos, grupos e pessoas que já trabalhem na área dos Direitos Humanos, desde a elaboração até a inscrição de seus projetos.

O edital contemplará 74 projetos, totalizando R$ 1.155 milhão para cultura
negra, LGBTQIA+, povos originários, pessoa com deficiência, migrantes, refugiados e apátridas, cultura cigana, população em situação de rua, ações transversais e apoio a espaços físicos ou digitais voltados ao público do edital.

Segundo a secretária de Direitos Humanos, dra. Cristina Lopes, o edital vai
auxiliar aqueles que mais precisam. “Tanto os fazedores de cultura, que foram os primeiros a parar de trabalhar na pandemia, quanto as populações vulneráveis
serão beneficiados. Esse é o primeiro passo na inclusão e reconhecimento destas pessoas como trabalhadores da cultura”.

O superintendente de Políticas LGBTQIA+ e responsável por minutar o edital, Vítor
Cadillac, acredita que este auxílio é importante para a renda das pessoas. “Sem renda não há dignidade. Neste momento, DragQueens, casas de cultura e festividades LGBTQIA+, trancistas negras, músicos de terreiro, ciganos, pessoas com deficiência, entre outros todos trabalhadores da cultura, estão passando necessidade. Essa verba é um apoio importante para o equilíbrio econômico dessas pessoas”.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas participou diretamente da elaboração do edital de Direitos Humanos da Lei Aldir Blanc da Secretaria Estadual de Cultura.

Serviço
Tira Dúvidas para Inscrição da Lei Aldir Blanc
Segunda à Sexta
Horário: Conforme agendamento
Mais informações: (62) 3524-2802