No registro civil ele é José Souza Neto, mas o gari de 44 anos, que há 16 anos integra o quadro da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), é conhecido como Amado Augusto. E, além do nome artístico, a voz do cantor é muito parecida com a do renomado artista Amado Batista.

Amado Augusto já deu entrevista em programa nacional na TV, já cantou com o ídolo e tem admiradores em todo Brasil. “Minhas músicas tocam em rádios de São Paulo e do Norte e Nordeste. Sempre recebo ligações de pessoas que gostam e se identificam com as letras”, comemora.

Entre a rotina diária do trabalho de coleta de lixo hospitalar, ele se apresenta em bares por Goiânia, em festas particulares e eventos de amigos, com repertório próprio e um mix de canções de Amado Batista.

Quando ele diz que sua música causa empatia, ele está se referindo à faixa “Guerreiro Menino”, de sua autoria, e que conta a história de sua vida.

Ao perder o pai aos 11 anos de idade, o gari conta que teve que cuidar dos irmãos, no momento em que a mãe teve problemas psicológicos e desapareceu de casa. Contudo, Augusto diz que o desafio da vida o deixou mais forte e que hoje se orgulha por ser exemplo de honestidade e força para os seus quatro filhos.

Dois deles já seguem os passos do pai no mundo da música, um deles se apresenta como tecladista nos shows.

Veia artística
Há quatro anos, Amado Augusto gravou o primeiro CD com 12 canções inéditas de autores amigos como Miguel Barros, Jairo Góes, Wander Rufes e Zé Maria, todos nomes que já trabalharam com cantores de sucesso nacional. Já a canção Guerreiro Menino tem colaboração do compositor Carlos Avenida.

O artista começou a fazer poesia cantada quando criança na escola. Uma professora da época notou a semelhança do tom de voz com Amado Batista e deu a ele uma fita K7 com duas músicas do artista. “Eu percebi na hora a semelhança e logo comecei a me dedicar a conhecer mais a carreira dele”, conta.

Depois, ele começou a trabalhar na roça no interior de Mato Grosso, nas proximidades do município de Barra do Garças. Durante as atividades do campo, expressava sua veia artística para tornar o dia mais leve e animado.

A escolha pelo nome Amado Augusto também tem um propósito. Segundo ele, antes de a mãe sumir, ela dizia que o nome dele seria José Amado Souza Augusto Neto, o que aumenta as coincidências em torno de Amado Batista.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia