O 20º Encontro de Folia de Reis e 6º Encontro de Catira, promovidos pela Prefeitura de Goiânia, com a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reuniu, neste domingo (29/01), cerca de cinco mil pessoas na praça do Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, igreja também conhecida como Matriz de Campinas. O evento encerra a temporada de folia que acontece em Goiânia e Goiás sempre no mês de janeiro.

A programação teve início com Alvorada Festiva, seguida da Missa dos Foliões e depois os 45 grupos de catira e folia se apresentaram para a comunidade.

“Uma grande alegria estar aqui hoje. Para nós, é maravilhoso, já que confraternizamos, encontramos tantos amigos, a família vem toda, filhos e netos. É um dia de muita alegria para nós. Mais feliz ainda porque ficamos dois anos sem vir por causa da pandemia. Então, é uma graça poder voltar e cumprir nossa missão, cantar e trazer a Palavra de Deus”, declarou o capitão da Folia Santos Reis de Trindade, Paulo Roberto dos Santos.

Folião de Itapaci, Gilberto Ferreira agradeceu ao prefeito Rogério Cruz e ao secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, pelo cuidado e atenção com os grupos de folia na realização do encontro. “Estamos aqui muito felizes. Nossa gratidão à prefeitura por esse evento tão bonito, organizado, seguro, alegre. Em nome de todo o meu grupo, recebam os nossos agradecimentos”, ressaltou.

A socióloga Maria Madalena Patrício de Almeida acompanhou as apresentações pela primeira vez e se emocionou com cada grupo, com cada história cantada. “Eu sou apaixonada pelo folclore, pelas manifestações populares. O que me tocou profundamente aqui foi a participação das mulheres nos grupos. Isso mostra nossa força em todos os lugares. Quero parabenizar a prefeitura, a Secult e toda a equipe envolvida por preservar a história, as tradições antigas. Isso é algo extraordinário. É isso que constrói a cultura, a nossa história com atos populares que ficam marcados para sempre”.

História e tradição

O Encontro de Folia de Reis e Catira já é uma tradição no Calendário Cultural de Goiânia e sempre é realizado em parceria com a Matriz de Campinas. Para o secretário Zander Fábio, um dos eventos de maior destaque e prestígio popular promovidos pela Secult. “Quero deixar meu agradecimento especial ao padre Abdon Dias, toda a equipe da paróquia da Matriz e também à toda equipe da Secult, que fez tudo com muito carinho para receber os foliões. Que todos voltem aos seus lares, suas cidades, orgulhosos de levantar a bandeira de Reis e manter uma tradição tão antiga, que passa por tantas gerações há tantos anos”, destacou o secretário.

Fotos: Secult

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia